19/07/2017

THRILLER, O ÁLBUM QUE TRANSFORMOU MICHAEL JACKSON NA MAIOR ESTRELA DA MÚSICA POP


Composto pelos irmãos Jackson, o grupo Jackson Five arrebatou milhares de fãs ao longo dos anos 1970. Mas quem despontou mesmo como o grande ídolo das gerações seguintes foi o vocalista Michael Jackson.
Lançado em 1979, o álbum Off the Wall ajudou a projetar Michael como cantor solo. Músicas como Don’t Stop ‘Til You Get Enough e Rock With You fizeram um sucesso tremendo. Até que no final de 1982, ele lançaria seu mais perfeito trabalho: Thriller.
Thriller começou realmente a fazer sucesso no Brasil quando os clipes de Billie Jean e Beat It foram transmitidos pelo programa Fantástico. Depois, veio a consagração definitiva com a exibição do longo clipe da faixa título.
Das nove faixas de Thriller, seis tocaram com frequência nas rádios. As preferidas eram, obviamente, Billie Jean e Beat It, mas o público também gostava de Wanna Be Startin’ Something, The Girl is Mine, The Girl is Mine e Thriller. Isso sem esquecer Babe Be Mine, outra música bastante elogiada.
O furor causado por Thriller foi tão grande que até as pessoas mais próximas de Michael ficaram admiradas. As vendas de jaquetas idênticas a que ele usava no clipe de Thriller explodiram. Muitos queriam aprender a rebolar como ele. Cantores dos mais diversos estilos desejavam gravar ou compor com Michael, entre os quais Paul McCartney, Lionel Richie, Rockwell e outros. Além de participar da faixa The Girl is Mine, McCartney logo lançaria outra música em conjunto: Say, Say, Say.
Com rifes e solo de Eddie Van Halen, a faixa Beat It conseguiu a proeza de conquistar admiradores entre os fãs de rock pesado e da black music, da música branca e da música negra norte-americana.
Thriller conquistou nada menos que oito Grammys, o maior prêmio da música norte-americana, em 1984. Todos os sete singles do álbum estiveram entre os dez mais vendidos nos Estados Unidos. Ele foi também o disco mais vendido em território americano. E o que é mais impressionante: transformou-se no álbum de mais vendagem da história da música, com 105 milhões de cópias até 2015. E isso não é tudo: Thriller ficou entre os primeiros lugares na lista de melhor álbuns de todos os tempos da revista Rolling Stone.
Com Thriller, Michael Jackson transformou-se em unanimidade entre crítica e público. Uma verdadeira estrela da música pop. Um dos maiores ídolos do século XX.

Um comentário:

  1. Esse realmente é e sempre será o melhor Album de Michael Jackson. Um forte abraço!

    Alessandro Turci
    http://www.blogdoale.website

    ResponderExcluir