04/07/2017

LIBERDADE É UMA CALÇA US TOP VELHA, AZUL E DESBOTADA



“Liberdade é uma calça velha, azul e desbotada”, esse era o lema do jeans US Top em 1976.
Surgida em 1972, o US Top foi o primeiro jeans brasileiro que desbotava como as tradicionais calças Levi’s. Outras marcas tinham sido lançadas anteriormente – como foi o caso da calça Rancheiro, temos que lembrar –, mas não eram iguais.
Lançado pela Alpargatas, ele atendeu o gosto do brasileiro de classe média, que estava ansioso por adquirir uma calça parecida com a dos cowboys norte-americanos. Finalmente os jovens podiam possui uma, duas, três calças jeans no armário. Por sinal, a propaganda do jeans US Top sempre teve como principal alvo o público jovem.
O principal concorrente do US Top foi o jeans Staroup, cuja propaganda também tentava atingir os jovens. O logo da Staroup esteve presentes na discoteca fictícia da novela Dancin’ Days, numa clara demonstração de merchandising.
Com o sucesso da marca, a Alpargatas lançou outros produtos, como as famosas camisas estilo xadrex US Top (“Bonita camisa, Fernandinho”).
Tamanha era a popularidade da US Top que mesmo sem anunciar durante anos, ela continuou sendo mencionada como a melhor calça jeans do mercado (lembrando que o brim era praticamente o mesmo de outras calças famosas). Foi também uma das marcas mais falsificadas durante os anos 1990, dando bastante trabalho para o departamento jurídico da Alpargatas.
Poucas pessoas deram bola para isso, mas o logotipo da US Top fazia de diversas formas referência aos Estados Unidos, a começar pelo “US” no nome. As cores eram azul e vermelho, a mesma da bandeira norte-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário