01/07/2017

RECRUTA ZERO, UM PERSONAGEM QUE NUNCA SAI DE MODA


Criado pelo cartunista Mort Walker em 1950, o personagem Beetle Bailey surgiu como estudante universitário. Curiosamente, ele só começou a fazer sucesso quando Walker resolveu alistá-lo no exército.
Preguiçoso e com ótimo senso de humor, Bailey era perseguido por um sargento gordinho chamado Orville Snorkel. Tinha entre seus companheiros de farda Cosmo, Plato, Rocky e Zero. Sua suas histórias possuíam ainda personagens como o general Amos Halftrack e sua secretaria Miss Buxley, além de um cão-soldado de nome Otto e outros.
A aceitação das suas tirinhas foi imediata. Ainda no início dos anos 50, elas foram publicadas por cerca de 100 jornais. Com o tempo, o personagem chegou a outros países, inclusive no Brasil.
Conhecido por aqui como Recruta Zero, suas primeiras revistas foram publicadas durante a década de 1960. A maioria chegou nas bancas com o selo da antiga Rio Gráfica Editora. As tirinhas de jornais passaram pelo O Estado de S. Paulo, O Globo, Diário de Pernambuco e Zero Hora, entre outros.
O Recruta Zero jamais saiu de moda. Além da Rio Gráfica (atual Editora Globo), os gibis com as suas histórias foram publicadas pela Abril, Nova Sampa, Mythos, Opera Graphica e Pixel Media. Livros com as suas tirinhas chegaram a ser editadas pela L&PM.
Suas histórias tiveram versões nacionais, feitas por artistas brasileiros, uma delas citando o festival Rock in Rio.
Com o sucesso, Recruta Zero foi adaptado como desenho animado, produzido entre 1963 e 1964.
Por último, uma curiosidade: nos quadrinhos originais, o personagem Zero é o Dentinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário