29/07/2017

O BEM-AMADO OU A PELEJA DE ODORICO PARAGUAÇU PARA INAUGURAR O CEMITÉRIO DE SUCUPIRA


O soteropolitano Dias Gomes foi autor de novelas escreveu algumas das novelas mais inesquecíveis da TV brasileira, entre as quais O Bem-Amado, Roque Santeiro (primeira versão) e Saramandaia.
A principal característica de suas novelas era o realismo fantástico. Saramandaia tinha um personagem que possuía asas, outro com um formigueiro no nariz, outro que ateava fogo nos objetos próximos quando ficava excitado...
Uma das novelas de maior sucesso de Dias Gomes foi O Bem-Amado. Baseada na peça de teatro Odorico, O Bem-Amado, a produção levada ao ar pela Rede Globo tinha um elenco de estrelas: Paulo Gracindo, Ida Gomes, Jardel Filho, Lima Duarte, Sandra Bréa, Ruth de Souza, Emiliano Queiroz, Zilka Salaberry...
O Bem-Amado era uma crítica sutil ao regime militar e aos coronéis que mandavam e desmandavam no Nordeste de outrora. Contava a história de Odorico Paraguaçu (Paulo Gracindo), prefeito da fictícia cidade de Sucupira. Um dos maiores objetivos de Odorico era inaugurar o cemitério local. Só havia um problema: ninguém morria naquela cidade. Disposto a arranjar um defunto e inaugurar a sua obra, Odorico contrata Zeca Diabo (Lima Duarte), um matador muito temido na região. Mas Zeca volta para Sucupira determinado a se tornar um homem bom e levar uma vida comum. Contrariado, Odorico faz de tudo para arranjar um morto, inclusive alimentar confrontos entre famílias rivais, promover emboscadas de policiais contra Zé Diabo e importar pessoas desenganadas para que morram em Sucupira. Nada, porém, dá certo. As coisas mudam quando Zeca Diabo descobre que foi Odorico quem armou uma emboscada contra ele e o mata com três tiros. O próprio Odorico Paraguaçu torna–se o primeiro defunto do novo cemitério de Sucupira.
Com personagens inesquecíveis, O Bem-Amado cativou a audiência dos finais de noite da Globo. Quem nunca ouviu falar nas irmãs Cajazeiras, aliadas políticas de Odorico? E quem nunca se divertiu com os trejeitos de Dirceu Borboleta (Emiliano Queiroz), secretário do prefeito?
O Bem-Amado foi a primeira telenovela em cores da televisão brasileira. Foi também a primeira exportada, abrindo o mercado estrangeiro para produções nacionais. Seu imenso sucesso inspirou a Globo a lançar uma série com os mesmos atores, no início dos anos 1980 (com algumas mudanças, como Yara Cortes no lugar de Zilka Salaberry, que nesse época interpretava Dona Benta na novelinha O Sítio do Pica-pau Amarelo).
O Bem-Amado foi reprisada outras duas vezes, uma em 1977 e outra em 1980. Nos anos 2010, foi adaptada para o cinema, com Marco Nanini no papel de Odorico.
Odorico Paraguaçu transformou-se num dos personagens mais inesquecíveis da história da televisão brasileira. Zeca Diabo foi um dos personagens que marcaram a carreira de Lima Duarte. Já Dirceu Borboleta voltou outras duas vezes na pele de Emiliano Queiroz, uma delas na Escolinha do Professor Raimundo, de Chico Anysio.
Imagem acima: trilha sonora internacional de O Bem-Amado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário