05/07/2017

CHIQUITITAS, A NOVELA INFANTIL QUE CONQUISTOU O PÚBLICO BRASILEIRO


Chiquitas foi uma novela brasileira produzida pelo SBT em parceria com a emissora argentina Telefé. Teve cinco temporadas e durou até 2001, quando terminou o contrato entre ambas as emissoras.
A novela original foi escrita pela argentina Cris Morena e exibida com grande repercussão em seu país. Além de acompanharem a trama, os telespectadores assistiam clipes com os personagens, no caso da versão brasileira, exibida com frequência no início de cada capítulo.
Chiquititas contava as aventuras e desventuras de um grupo de órfãos que viviam num orfanato chamado Raio de Luz. Além de mostrar o dia a dia da instituição, ela contava as descobertas, o primeiro amor e as desilusões dos jovens.
Entre os atores que participaram da primeira versão estão Fernanda Souza (que fazia a personagem Mili), Bruno Gagliasso (Rodrigo), Aretha Oliveira (Patha), Débora Falabella (Estrela), Carla Diaz (Maria), Jonatas Faro (Samuca), Sthephany Brito (Hannelore), Kayki Brito (Fabrício) e Paulo Nigro (Júlio).
Não é preciso dizer que o sucesso de Chiquititas foi estrondoso. Crianças e pré-adolescentes viraram fãs de personagens como Mili, Pata e Samuca. Foram lançados pôsteres, álbum de figurinhas e bonecos da novela. A boneca da Mili foi uma das mais vendidas. O disco com a trilha sonora vendeu como água. Sem esquecer que os atores mirins transformaram-se em presença constante na grade do SBT.
Motivado em grande parte pela nova versão brasileira de Carrossel, o SBT resolveu relançar Chiquititas 15 anos depois. Mudaram os atores, mas a trama permaneceu essencialmente a mesma. Só que o sucesso não foi tão grande quanto na primeira versão.
Com o decorrer do tempo, os atores mirins da primeira versão migraram em grande parte para outras emissoras. Fernanda Souza, Débora Falabella e Bruno Gagliasso, por exemplo, se transformaram em estrelas do principal elenco da Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário