13/07/2017

JANETE CLAIR, A NOVELISTA QUE MOBILIZOU O BRASIL DURANTE OS ANOS 70



A novelista Jenete Stocco Emmer Dias Gomes nasceu em 1925 na cidade mineira de Conquista e faleceu em 1983 no Rio de Janeiro.
Ainda muito jovem, Jenete começou a se apresentar nas rádios de Franca, interior de São Paulo cantando músicas em francês e árabe (detalhe: ela era filha de um imigrante libanês). Trabalhou também como bacteriologista, datilógrafa e locutora de rádio. Mas foi como roteirista de radionovelas que a jovem Jenete começou a ser tonar conhecida.
A estreia como roteirista ocorreu em 1956 com a radionovela Perdão, Meu Filho. Já a estreia na TV aconteceu na década seguinte, com as telenovelas O Acusador e Paixão Proibida.
Em 1967, transferiu-se para a Rede Globo, onde recebeu a incumbência de alterar a trama da novela Anastácia, a Mulher Sem Destino. A intenção da emissora era reduzir as despesas com a produção, problema resolvido com um terremoto. Podemos dizer que Janete matou mais da metade dos personagens.
Em seguida, Janete escreveria Sangue e Areia, Passo dos Ventos, Rosa Rebelde e Véu de Noiva. Suas tramas conquistaram de vez a audiência durante os anos 70, quando lançou Irmãos Coragem, O Homem Que Deve Morrer, O Semideus, Selva de Pedra, Pecado Capital, Duas Vidas, O Astro e Pai Herói.
Selva de Pedra foi uma das poucas telenovelas a conquistar 100% de audiência. O feito ocorreu no capítulo em que a personagem Simone Marques é desmascarada. Com o sucesso, ela foi reprisada em 1975. Também ganhou um remake em 1986.
Outra novela que virou uma verdadeira mania foi O Astro. O Brasil inteiro passou a perguntar quem matou o personagem Salomão Ayala, mistério elucidado apenas no último capítulo. Em 2011, O Astro foi reescrita para o horário das 22h por Alcides Nogueira e Geraldo Carneiro.
Janete escreveria ainda Coração Alado, Sétimo Sentido e Eu Prometo. Durante essa última, a novelista passou a tratar de um câncer no intestino, que mais tarde a levaria ao óbito. Eu Prometo foi concluída por Glória Perez.
Jenete adotou o nome artístico de Janete Clair inspirada pela música Clair de Lune, de Claude Debussy.
Foi casada com o também autor Dias Gomes, responsável por produções como O Pagador de Promessas, O Bem-Amado e Saramandaia. Denise Emmer, sua filha, tornou-se famosa por interpretar a música tema internacional dos personagens André Cajarana e Carina Brandão na novela Pai Herói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário