21/07/2017

JESSÉ - O SUCESSO E O DESAPARECIMENTO REPENTINO DE UMA VOZ ÚNICA


Os festivais da canção da canção transmitidos pela Globo e patrocinados por empresas como a Shell durante os anos 1980 revelaram para o grande público cantores como Raimundo Sodré, Tetê Espíndola, Oswaldo Montenegro, Sandra Sá e Jessé, entre outros.
Um dos grandes vencedores do festival MPB 80 foi o cantor Jessé com a música Porto Solidão (até hoje com 8 milhões de visualizações no YouTube). Curioso é que anos antes ele tinha tentado a carreira internacional com o pseudônimo de Tony Stevens.
Jessé Florentino Santos nasceu em Niterói/RJ, em 1952, e faleceu em Ourinhos/SP, em 1993. A morte ocorreu em virtude de um acidente de automóvel, quando o cantor se dirigia para um espetáculo na cidade de Terra Rica, no interior do Paraná.
Jessé viveu grande parte da vida em Brasília, mas mudou-se para São Paulo onde atuou como crooner em boates e tentou a carreira musical em grupos como o Placa Luminosa (que, por sinal, também faria grande sucesso num dos festivais da Globo).
Com a participação no Festival MPB 80, ganhou o prêmio de melhor intérprete. Sua interpretação de Porto Solidão, ajudou a alavancar sua carreira. Mais tarde, ele voltaria a fazer sucesso com outra música inesquecível: Voa Minha Liberdade.
Jessé lançou cerca de 15 discos ao longo da carreira. Os últimos álbuns foram coletâneas póstumas, lançadas em 2000 e 2003. Deixou uma imensa saudade não só em virtude de suas belas canções, mas de sua voz única.


Nenhum comentário:

Postar um comentário