09/07/2017

A VASP ABRE SUAS ASAS PRA VOCÊ GANHAR ALTURA


Um conjunto de aviões abandonados no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, chamou durante muito tempo a atenção de funcionários e pessoas que por lá passavam. Eram aviões da antiga companhia aérea Vasp – Viação Aérea São Paulo, cuja falência foi decretada em 2008.
Fundada pelo engenheiro Heriberto Siciliano, a VASP surgiu em 1933 em São Paulo. Os primeiros voos partiram do Campo de Marte, na Zona Norte da cidade. Curiosamente, a empresa começou com aviões pequenos, com capacidade para menos de dez passageiros.
Estatizada em 1935, a empresa passou a operar no recém-inaugurado aeroporto de Congonhas e a fazer voos para o Rio de Janeiro. Continuou nas mãos do governo do estado de São Paulo até o início da década de 1990, quando foi privatizada. Seu novo proprietário foi o empresário Wagner Canhedo, que, num agressivo processo de expansão, criou diversas rotas internacionais. A VASP passou a voar para países como Estados Unidos, França e Reino Unido, entre outros. Só que...
A VASP não conseguiu manter o crescimento e começou a cancelar as rotas internacionais. A manutenção dos aviões deixou de ser feita com periodicidade, obrigando a Justiça a proibir alguns de voar. Com o passar do tempo, a empresa perdeu espaço para novos concorrentes. E mesmo voando com menos aviões, chegou um dia em que sequer tinha condições de abastecê-los. Chegou a pedir recuperação judicial, mas não resistiu.
Os aviões abandonados em Congonhas foram desmontados e vendidos como sucata.
A VASP cortou os céus do Brasil na mesma época que empresas como VARIG, Cruzeiro e Transbrasil. Ela é ainda hoje lembrada pelo jingle, que termina assim: “A VASP abre suas asas, sua ternura/Pra você ganhar altura/Viajar, voar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário