27/07/2017

FANTASMA, O COMBATENTE DO CRIME QUE NUNCA MORRE OU "O ESPÍRITO QUE ANDA"


O Fantasma foi criado em 1936 pelo roteirista norte-americano Lee Falk (ou Leon Harrison Gross, o mesmo criador de Mandrake). Surgiu inicialmente em tiras de jornais em preto e branco, só passando a adquirir cores em 1939.
Com seus companheiros Capeto (um lobo), Fraka (um falcão) e Herói (um cavalo), Fantasma combate o crime nas selvas africanas e outros locais próximos ou distantes. Vive num fictício país africano chamado Bangalla. É apaixonado por Diana Palmer, com quem acaba se casando e tendo dois filhos.
Ao contrário de outros super-heróis, o Fantasma não possui poderes especiais, contando apenas com sua força e inteligência para combater os inimigos. Ele faz parte de uma linha de heróis mascarados iniciada em 1936, quando piratas mataram o pai do marinheiro britânico Christopher Walker. Após jurar que a partir dalí lutaria contra o mal, Walker se transforma no Fantasma e transmite o seu legado para as gerações seguintes. Por usar o mesmo uniforme/máscara, os pigmeus e outros habitantes da região acreditam ser o Fantasma um espírito imortal. É por isso que ele é chamado de “o espírito que anda”.
Curioso é que, dependendo do país, o herói possui uniforme de cores diferentes. Na Escandinávia, por exemplo, ele é azul.
As histórias em quadrinhos do Fantasma foram publicadas por diversas editoras norte-americanas e brasileiras. No Brasil, saiu pela EBAL, Saber e Rio Gráfica Editora. Durante boa parte do tempo foi publicada pela RGE, que também lançou um álbum de figurinhas do personagem durante os anos 1970. Recentemente, o Fantasma voltou às bancas de jornais pela Mythos Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário