22/07/2017

10 FATOS E INFORMAÇÕES CURIOSAS SOBRE A ANTIGA TV TUPI



A primeira emissora de televisão do Brasil foi a TV Tupi, inaugurada em 18 de setembro de 1950 em São Paulo. A Tupi era uma emissora de propriedade do Diários Associados, grupo empresarial do magnata Assis Chateaubriand. Na época de Chateaubriand, o grupo Diários Associados era o maior conglomerado de mídia da América Latina, reunindo diversas empresas entre jornais, revistas, emissoras de rádio e emissoras de televisão. Uma das revistas mais famosas era O Cruzeiro. Um detalhe: a Rede Tupi de Televisão não só foi a primeira emissora de TV do Brasil, como foi de toda a América do Sul. Manteve-se no ar durante 30, encerrando as atividades em 1980. Veja abaixo alguns fatos curiosos e bizarros sobre essa importante emissora.

A Tupi de São Paulo foi a única emissora do Brasil até 1952, quando surgiria a TV Paulista.

A Tupi tinha na época da inauguração apenas três horas de programação diária, começando sempre a partir das 8h da noite.

Assis Chateaubriand inaugurou a TV com um discurso de duas horas. Além de discurso, a primeira transmissão contou até com um recital de poesia.

O gênero telenovela surgiu no Brasil em 1951 com Sua Vida Me Pertence, exibida na Tupi. Como não existia videotape na época, os capítulos eram exibidos ao vivo duas vezes por semana. Foram apenas 15 capítulos.

Sua Vida Me Pertence foi a primeira novela a exibir um beijo na televisão brasileira. Mas engana-se quem pensa que foi um beijo ardido e cheio de luxúria, pois não passou de um simples selinho.

A falência da TV Tupi no início dos anos 80 fez com que a novela Drácula ficasse inacabada. Episódio semelhante só voltaria a acontecer com a extinção da TV Manchete em 1988, que deixou Brida pela metade.

O primeiro telejornal de grande popularidade da TV brasileira foi o Repórter Esso, que estreou em 1953. O Repórter Esso foi apresentado até 1970, quando saiu definitivamente do ar.

O primeiro programa infantil chamava-se Gurilândia.

A primeira transmissão de futebol no Brasil também foi feita pela TV Tupi. A partida entre Palmeiras e São Paulo foi transmitida no dia 15 de outubro de 1950.

Fonte: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário