26/07/2017

O COMPORTAMENTO JUVENIL E O RACISMO NO EMOCIONANTE AO MESTRE COM CARINHO



Estrelado por Sidney Poitier, o filme Ao Mestre com Carinho é até hoje um dos mais reprisados na Sessão da Tarde. E não sem motivos: trata-se de um dos filmes mais apaixonantes dessa sessão de cinema das tardes de segunda a sexta da Rede Globo (sem esquecer de O Feitiço de Áquila, A Fantástica Fábrica de Chocolate e A Lagoa Azul).
Dirigido por James Clavell, Ao Mestre com Carinho (To Sir With Love, no original em inglês) foi lançado em 1967. Conta a história de um professor que é obrigado a conviver com a rebeldia e as atitudes desrespeitosas de uma classe de alunos de ensino médio da Londres dos anos 60. O comportamento juvenil e o racismo são abordados de forma magistral.
Ao Mestre com Carinho foi muito bem recebido nos cinemas, superando em muito o orçamento inicial. Fez a música tema conquistar os primeiros lugares nas paradas de sucesso de diversos países. Interpretada pela cantora Lulu, To Sir With Love é considerada uma das mais belas canções de 1967.
O filme gerou uma série de resenhas sobre a trama, bem como matérias de revistas e jornais dirigidos a educadores. O comportamento dos alunos, bem como a atitude do professor de tratá-los de igual para igual continuam sendo motivos para muitos debates.
Lançado quase 30 anos depois do primeiro filme, Ao Mestre Com Carinho 2 chegou aos cinemas em abril de 1996. Contava a história do professor Thackeray (Sidney Poitier) de volta a sua terra natal, onde continua lecionando e enfrentando aluno rebeldes. Apesar do grande sucesso, não teve o mesmo impacto do primeiro filme.
Uma curiosidade: Sidney Poitier foi o primeiro ator negro da história a ganhar um Oscar, em 1963, bem como o primeiro a receber o Oscar honorário pelo conjunto da obra, em 2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário