10/07/2017

SAUDADES DAS DIVERTIDAS HISTÓRIAS DO GIBI DO PELEZINHO E SUA TURMA


Maurício de Sousa, que todos conhecem como o pai da Turma da Mônica, criou também personagens em homenagem a grandes ídolos de futebol, entre os quais Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, Maradona e Pelé. O mais famoso é, não resta dúvida, Pelezinho.
Criado a partir de uma conversa com o rei do futebol, Pelezinho surgiu em tiras de jornais na segunda metade da década de 1970. Sua revista começou a ser publicada em 1977, mas foi descontinuada em 1982. Ocasionalmente, são lançadas edições especiais com as melhores histórias do personagem. As tiras continuaram sendo publicadas até 1986.
A revista/gibi contava as aventuras de Pelezinho e seus amigos, entre os quais o enfezado Cana Braba, a doce Neuzinha, a quituteira Samira (cujos quibes todos detestavam), a namoradeira Bonga, o péssimo goleiro Frangão, o paciente Teófilo e o cão Rex. O principal vilão das historinhas era Jão Balão.
O detalhe é que as histórias de Pelezinho nada tinham a ver com as outras revistas de Maurício de Sousa. Jamais ocorreram encontros entre os personagens de Pelezinho e Mônica.
As capas do gibi sempre tinham Pelezinho lidando de alguma forma com sua maior paixão: a bola (a segunda era a Neusinha).
Com histórias divertidas, Pelezinho marcou a geração que viveu a passagem dos anos 70 para os 80. Por sinal, as capas dos gibis fizeram referências a Copas do Mundo como a da Argentina, em 1978.

Nenhum comentário:

Postar um comentário