30/09/2017

TIETA, A NOVELA INSPIRADA NO ROMANCE DE JORGE AMADO QUE CATIVOU O PÚBLICO

 
Um dos romances mais conhecidos de Jorge Amado é Tieta do Agreste. Foi baseado nele que o autor Aguinaldo Silva, em parceria com Ana Maria Moretzshon e Ricardo Linhares, escreveu a novela Tieta, em 1989.
Tieta conta a história de uma jovem que é expulsa de casa pelo pai em virtude de seu comportamento considerado libertino. Disposta a se vingar de todos que  a maltrataram, ela volta para sua cidade 25 anos depois, agora como uma mulher rica, poderosa e com forte magnetismo pessoal. Tieta (Betty Faria) vira o centro das atenções na pequena Santana do Agreste, onde é bajulada por quase todos.
A vilã da trama é Perpétua, uma mulher ranzinza e carola que só se veste de preto. Interpretada por Joana Fonn na segunda fase da novela, ela chamou atenção de toda a audiência. Outra personagem que despertou a atenção do público foi Imaculada (Luciana Braga), uma das “rolinhas” do professor Artur da Tapitanga (Ary Fontoura). Tonha (Yoná Magalhães), a sofrida madrasta de Tieta, por sua vez, angariou a simpatia por dar a volta por cima e se tornar uma nova mulher.
Tieta contou com a participação de Reginaldo Faria, Cássio Gabus Mendes, Paulo Betti, Tássia Camargo, José Mayer, José Vasconcelos, Lídia Brondi, Lilia Cabral e Danton Mello, entre outros.
A repercussão da novela foi enorme, inspirando Betty Faria a lançar uma linha de roupas chamada Tieta by Betty Faria. Por sinal, Tieta é a segunda novela de maior audiência desde que o Ibope começou a fazer suas medições. Graças também a todo esse sucesso, a Globo reprisou a novela no Vale a Pena Ver de Novo. Tieta foi ainda relançada em DVD.
Graças a abertura com forte apelo erótico e trilha sonora, Tieta ajudou a projetar a carreira do cantor baiano Luiz Caldas. Os cenários com belas dunas projetou a localidade de Mangue Seco, entre Sergipe e Bahia, para o restante do Brasil.
Uma curiosidade: feita anos depois, a adaptação para o cinema teve Sônia Braga no papel principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário