24/09/2017

UM DISCO PARA CONHECER O NAÇÃO ZUMBI E O MANGUE BEAT: AFROCIBERDELIA


Entre os modismos musicais dos anos 1990, vale destacar o grunge, o pagode romântico e o mangue beat. Este último foi fundado pelos grupos pernambucanos Mundo Livre S/A e Chico Science & Nação Zumbi.
O mangue beat misturava ritmos provenientes do pop rock, punk rock e músicas regionais pernambucanas. Resultou num caldeirão musical que pode ser muito bem exemplificado através do disco Afrociberdelia, do Chico Science & Nação Zumbi.
Afrociberdelia ficou 18o lugar na relação dos melhores discos de MPB pela revista Rolling Stone. Foi também escolhido através de uma eleição feita em 2012 pelo jornal O Estado de São Paulo como um dos 30 melhores álbuns de música brasileira da história. E motivos para tanto não faltaram.
Várias músicas de Afrociberdelia tiveram clipes gravados, entre as quais Macô e Maracatu Atômico. Foram eles que de certa ajudaram a projetar o mangue beat de uma vez por todas no cenário nacional. Chico Sciente e Nação Zumbi passaram a ser presença constante na MTV e programas voltados para videoclipes das demais emissoras.
O mérito desse e do disco anterior do grupo – o também imperdível da Lama ao Caos – é a mistura contagiante de tambores do maracatu com guitarras, da sonoridade brasileira com a música importada. Chico e companheiros do Nação Zumbi fizeram a mesma coisa que Caetano, Gil, Mutantes e outros músicos no final dos anos 60 com a invenção da Tropicália. Eles trouxeram novidades para a música brasileira. Uma novidade contagiante.
Infelizmente, Afrociberdelia foi o último trabalho de Chico Science com a banda. O músico morreu num acidente de automóvel numa via de ligação entre Olinda e Recife, deixando admiradores desolados.
Um detalhe: o neologismo Afrociberdelia é uma mistura do prefixo Afro como as palavras cibernética e psicodelia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário