07/09/2017

QUANDO O BALÃO MÁGICO COMANDAVA AS MANHÃS DA GLOBO


É impossível falar dos anos 80 sem mencionar o Xou da Xuxa, o programa infantil matinal apresentado por Xuxa Meneghel. Mas antes que Xuxa fosse contratada pela Globo (lembrando que ela apresentava o Clube da Criança, na TV Manchete), quem comandava as manhãs na emissora era a Turma do Balão Mágico.
O Balão Mágico foi um programa infantil apresentado pela Turma do Balão Mágico, um grupo formado pelas crianças Simony, Jairzinho, Tob e Mike. Durou de 1983 a 1986, sempre no período da manhã.
No início, o Balão Mágico tinha apenas dois apresentadores: Simony e Fofão, um ser intergaláctico que ora lembrava um ser humano, ora um cão (ou seria um cão com aparência humana?). Nesse período, o programa contou com a participação do ator Castrinho, interpretando o garoto Cascatinha, que foi personagem do programa humorístico de Chico Anysio.
O programa também teve personagens como Halleyfante, um robô com forma de elefante (detalhe: ele surgiu na época da passagem do cometa Halley); Fofinho, um boneco confeccionado por Fofão; e Luciana, a garotinha que substituía Simony nas suas férias.
A Turma do Balão Mágico surgiu em 1982, quando a gravadora CBS convidou Simony, Tob e Mike para formar o grupo. O primeiro disco fez tanto sucesso que chamou a atenção da Globo, que convidaria Simony para o apresentar o programa. O maior hit do grupo foi Superfantástico, cantado em parceria com o músico Djavan. Outras músicas até hoje associadas ao grupo são Amigos do Peito, Ursinho Pimpão e Galinha Magricela.
O grupo lançou cinco álbuns, além de que fez gravações em parceria com cantores como Roberto Carlos, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Fábio Jr. e Erasmo Carlos, além de Djavan.
Com o fim do programa, Simony foi para a TV Manchete e, posteriormente, para o SBT. Tob gravou um disco solo e hoje trabalha como ator. Jairzinho foi estudar nos Estados Unidos e ingressou na carreira musical com o nome Jair Oliveira. Mike mudou para o Reino Unido para acompanhar o pai, Ronald Biggs, que se entregou à polícia daquele país depois de anos foragido em virtude de um assalto a um trem pagador.
Orival Pessini, o Fofão passou a apresentar um programa na TV Bandeirantes chamado justamente de TV Fofão. Nos anos 2000, o personagem fez parte do elenco do humorístico Uma Escolinha Muito Louca, também da Band. Vale lembrar como a popularidade do personagem era alta. O boneco do personagem vendeu horrores nas lojas de brinquedos. Fofão também teve sua revista em quadrinhos e até gravou um disco. Orival Pessini faleceu no final de 2016, vítima de câncer.
Quem viveu aquela época jamais esquecerá do Balão Mágico, seus personagens e seus sucessos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário