14/09/2017

OS DRAMAS E O DIA A DIA DE UMA FAMÍLIA RURAL NO SERIADO OS WALTONS


Poucos brasileiros acompanharam a série Os Waltons da primeira à última temporada. Ela foi exibida nas tardes de sábado pela Globo, quase no mesmo horário que Disneylândia (uma sessão com filmes e desenhos produzidos pela Disney). Quem viveu os anos 70 deve se lembrar muito bem do “Boa noite, John Boy”, “Boa noite, Mary Ellen”, “Boa noite, papai”, “Boa noite, mamãe” que encerrava os episódios.
Os Waltons estreou na emissora norte-americana CBS em 1972. Durou nove temporadas e 210 episódios, sendo encerrada em 1981. Era protagonizada pelos atores Richard Thomas (John Boy), Ralph Waite (John Walton), Michael Learned (Olivia Walton), Elle Corby (vovó) e Will Geer (vovô), além dos atores que interpretavam as crianças.
A série contava os dramas de uma família rural do estado de Virginia durante a depressão econômica dos anos 1930 até o período da Segunda Guerra Mundial. O detalhe é que a história é contada do ponto de vista de John Boy, um rapaz que sonha em ser jornalista e partir para a cidade grande.
Até a última temporada, a série passou por inúmeros percalços. Richard Thomas, por exemplo, acabou saindo e sendo substituído por outro ator. Ellen Corby (a vovó Esther Walton) sofreu um derrame, obrigando os produtores a tirarem ela de cena até a total recuperação da atriz. O maior baque, no entanto, seria a morte de Will Gear (o vovô Zeb Walton) em 1978, durante o intervalo de verão do seriado.
Os últimos episódios mostram os filhos já adultos e casados, com as mulheres sofrendo pelo envio dos maridos para as frente de combate durante a Segunda Guerra Mundial. O marido de Mary Ellen, por exemplo, é enviado para Pearl Harbour, onde desaparece durante o bombardeio japonês.
Os Waltons ganhou o Emmy de melhor série dramática e o Richard Thomas de melhor ator, em 1973. Michael Learned, Ellen Corby e Will Gear também foram premiados nos anos seguintes.
Além da série para a TV, Os Waltons foi seis vezes adaptada para o formato longa metragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário