22/09/2017

SAUDADES DOS BRINQUEDOS TROL, QUE DAVA BONS MOTIVOS PARA SER CRIANÇA



Localizada na divisa entre os municípios de São Paulo, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul, o galpão onde funcionava a antiga Indústria de Brinquedos Trol é ainda hoje referência para muitos moradores do ABC. Existe um ônibus que faz o trajeto Santo André/Fábrica Trol. Mas a Trol abriu falência há quase 30 anos.
A Trol foi uma importante fabricante de brinquedos brasileiro, responsável pela criação dos velocípedes de plásticos Velotrol e boneca Pierina. Nos anos 1970, ela trouxe para o mercado as mini-bonecas Fofolete, que se transformou numa verdadeira mania entre as meninas. Quase na mesma época, lançou a miniatura do robô R2D2, da série Star Wars, uma mania que pegou muitos meninos. Mas a linhas de brinquedos mais famosa foi, sem dúvida, a Playmobil Systems.
Lançada dois anos antes na Alemanha, a Playmobil fez um sucesso inesperado no Brasil. Era um linha de brinquedos que vinha com inúmeros apetrechos e acessórios, todos de plástico. Aliás...
A Trol foi fundada em 1935 pelo imigrante alemão Ralph Rosenberg. Começou como uma fábrica de botões, mas acabou com o tempo se tornando uma empresa especializada em produtos de plásticos. Desde sua criação até pelo menos a primeira metade da década de 1980, ela nunca deixou de crescer. Além de brinquedos, produzia produtos de plásticos como baldes, bacias, saleiros, potes de cozinha etc.
Durante os anos 1970/80, foi dirigida por Dilson Funaro, ministro da Fazenda durante o governo do ex-presidente José Sarney. Com a morte de Funaro, a empresa acabou fechando definitivamente as portas. Tanto a filial do ABC (que ficava ao lado da Via Anchieta) quanto a representante de Manaus encerraram definitivamente a produção.
Para quem cresceu brincando com o Velotrol ou colecionando Fofoletes das mais diversas cores, restou a doce lembrança de uma marca cujo lema tinha tudo a ver com a infância: “Trol, bom motivo para ser criança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário