28/09/2017

FANTASMINO, GASPARZINHO E OUTROS FANTASMAS DOS DESENHOS ANIMADOS


Fantasmino, o Fantasma Galopante (The Galloping Ghost, em inglês) foi lançado em 1979 em dobradinha com Arquivo Cãofidencial, ambos produzidos pelos estúdios Hanna-Barbera. Contava as aventuras de um vaqueiro fantasma que protegia duas garotas, Suzana e Rita, e ajudava a impedir que ladrões e outros tipos mal-intencionados invadissem a fazenda do Sr. Fofo.
Com aspecto de um velho mineiro do velho oeste norte-americano, Fantasmino em pouco lembrava um fantasma ou criatura do além a não ser pelos seus poderes sobrenaturais. Era diferente de outros fantasmas dos desenhos animados, que realmente mantinham o aspecto pálido, tipo esbranquiçado e corpo meio transparente. Você certamente lembrará de alguns deles.

Gasparzinho, o Fantasminha Camarada – Surgiu em 1939 em livros infantis, sendo adaptado para os desenhos animados em 1945. Conta as histórias de um fantasminha bonzinho e ávido por fazer novos amigos. É constantemente atrapalhado pelos tios malvados, que gostam de assustar as pessoas, mas sempre acaba virando herói ao ajudar/salvar alguém. Detalhe: Gasparzinho foi mais de uma vez adaptado para a TV, sendo a última em 1996.

Treme-Treme – Chamado originalmente de Shake, Rattle & Roll, foi batizado no Brasil de Treme-Treme. Mostra o dia a dia e as aventuras de um trio de fantasmas que vive num hotel abandonado. Um deles é o gerente, o outro é o mensageiro e o terceiro é o cozinheiro. Eles fazem de tudo para não ser importunados pelos vivos, mas são com frequência por Sidney, o exterminador de fantasmas. Foi produzido pela Hanna-Barbera.

Fantasminha Legal – The Funky Phantom, ou Fantasminha Legal, foi criado em 1972 pela Hanna-Barbera. As histórias giravam em torno de um grupo de caçadores de fantasmas que encontram numa assustadora mansão o fantasma de Muddlemore (o Fantasminha Legal) e seu gato, de quem se tornam amigos. O problema é que Fantasminha Legal era uma assombração que tinha muito medo de assombrações. Uma dupla cômica dessa série animada eram o gato fantasma Boo e o cão Elmo, que viviam às turras.

Beetlejuice – Inspirado no filme de Tim Burton, de 1988, conta as aventuras de Lydia, uma garota de visual gótico, no mundo de Beetlejuice, um lugar com fantasmas, monstros e outros seres estranhos. O detalhe é que, embora tivesse a cara um pouco assustadora, Beetlejuice não conferia com o estereótipo do fantasma esbranquiçado. Foi produzido nos anos 80 pela Warner em parceria com a Nelvana.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário