21/09/2017

VALE TUDO E O MISTERIOSO ASSASSINATO DA VILÃ ODETE ROITMAN


Gilberto Braga é autor de algumas das novelas mais populares da história da televisão brasileira: Dancin’Days, Água Viva, Celebridade, Vale Tudo...
Considerada por muitos como a melhor novela da história da TV brasileira, Vale Tudo foi exibida em 1988 no horário das 21 horas. Tinha Regina Duarte, Glória Pires, Antônio Fagundes, Renata Sorrah, Reginaldo Farias, Cássio Gabus Mendes, Cássia Kiss e Beatriz Segall no elenco.
Através de Vale Tudo, Gilberto Braga (lembrando que contou com a parceria de Aguinaldo Silva e Leonor Bassères) questionava até que ponto valia a pena ser honesto no país. Os personagens de Glória Pires, Reginaldo Farias e Beatriz Segall incorporavam o brasileiro sem escrúpulos, que costumava dar banana para os outros. Foi justamente o que fez Marco Aurélio (Reginaldo Farias) no final, mas temos que lembrar que boa parte da história girou em torno de Maria de Fátima (Glória Pires).
Vale Tudo contava a história de Raquel (Regina Duarte), que é forçada a se mudar para o Rio de Janeiro em busca da filha Maria de Fátima, que vendera a única propriedade da família e fugira para tentar a carreira de modelo. Enquanto a mãe vende sanduíches na praia para sobreviver, a filha se une a um vigarista (Carlos Alberto Ricelli) para aplicar golpes. Por sugestão dele, ela tenta seduzir o milionário Afonso Roitman para ficar com sua fortuna.
Maria de Fátima podia entrar para a galeria das vilãs mais odiosas da história da telenovela, mas quem entrou mesmo foi Odete Roitman (Beatriz Segall). Gananciosa, inescrupulosa e cheia de empáfia, ela manipulava os filhos e tratava mal os empregados.
A audiência de Vale Tudo cresceu substancialmente com o assassinato misterioso de Odete. Todos passaram a se perguntar quem seria o provável assassino. Um concurso patrocinado pela Nestlé chegou a oferecer prêmios para quem acertasse sua identidade. O assassino só foi revelado no último capítulo: Leila (Cássia Kiss), que cometera o crime por achar se tratar de Maria de Fátima, que se tornara amante do marido.
Os autores só definiram quem seria o assassino poucas horas antes da novela entrar no ar. Para isso, escreveram cinco finais diferentes e mantiveram o suspense até o último momento.
Vale Tudo foi reprisada em Vale a Pena Ver de Novo. Também foi transmitida pelo canal de flashback Viva. Foi vendida para 30 países, chegando a fazer sucesso num ou outro. Uma versão em espanhol foi gravada em parceria com a emissora Telemundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário