02/09/2017

CASSIANO, MUITO MAIS DO QUE UM CANTOR DE UM SUCESSO SÓ


O cantor Cassiano é conhecido sobretudo pela música A Lua e Eu, um dos principais hits do ano de 1976. Isso nos obriga a lembrar que ele não é um desses cantores/compositores de um sucesso só. Cassiano compôs músicas gravadas por Tim Mai, Gilberto Gil, Alcione e outros cantores.
A Lua e Eu conquistou as paradas graças à trilha sonora da novela O Grito, exibida no horário das 22h pela Rede Globo. Em 1977, ele voltou a chamar a atenção do público com a música Coleção, presente na trilha da também global Locomotivas.
Genival Cassiano dos Santos, ou simplesmente Cassiano, nasceu em Campina Grande em 1943. Iniciou a carreira aos 21 anos, quando fez parte do grupo Bossa Trio, que mais tarde daria origem a Os Diagonais. O grupo gravou alguns compactos pelo selo CBS, mas o que ajudou a tornar Cassiano mais conhecido foi sua participação no primeiro disco do amigo Tim Maia, que gravou duas composições suas. Sua carreira como cantor-solo começou a despontar em 1971, quando lançou o Lp Cada um na Sua. Dois anos depois, veio outro trabalho: Apresentamos o Nosso Cassiano. Mas foi somente em 1976 que o nome de Cassiano chegaria à boca de todos os brasileiros. A música A Lua e Eu – que fazia parte do disco Cuban Soul/18 Kilates – o levaria ao posto de um dos maiores ídolos da música brasileira.
Cassiano lançou quatro discos em carreira solo, além de dois trabalhos em parceria com Os Diagonais. Também lançou três coletâneas com as suas músicas mais conhecidas.
Lançado em 1991, Cedo ou Tarde, seu último trabalho em estúdio contou a participação de estrelas consagradas como Ed Motta, Cláudio Zolli, Sandra de Sá, Luiz Melodia, Marisa Monte e Djavan.
Embora continue sumido dos palcos, Cassiano é ainda considerado um dos grandes mestres da soul music brasileira. Quem conhece seu trabalho irá reverenciá-lo sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário