03/09/2017

O DETETIVE QUE MARCOU A CARREIRA DO ATOR TELLY SAVALAS: KOJAK


As séries sobre detetives “fodões” são tão antigas quanto a TV. Quem não se lembra ou nunca ouviu falar, por exemplo, dos detetives Cannon, Baretta, Columbo, Magnun e Kojak?
Interpretado pelo ator norte-americano Telly Savallas, Kojak era também um detetive bastante excêntrico. Ele cultivava uma calvície lustrosa (antes a careca entrasse em moda), estava sempre chupando pirulito e muitas vezes usava métodos não-convencionais para conseguir o que desejava.
Theo Kojak trabalhava no 13º distrito, em Manhattan, Nova York, e comandava uma equipe formada pelos detetives Stavros, Rizzo e Saperstein. Além de inteligência para seguir pistas, tinha grande habilidade para fazer interrogatórios. Deixava os métodos burocráticos da polícia de lado e usava a malandragem das ruas durante as suas investigações.
O papel de Kojak foi inicialmente oferecido a Marlon Brando, que o recusou em virtude das propostas salariais. Para os produtores, ele tinha tudo para fazer o detetive. Até lembrarem de Savallas, um ator menos famoso. Mesmo com o receio de que ficasse marcado pelo personagem, ele acabou aceitando o papel.
A série começou a ser exibida em 1973 e durou até 1978. Foram seis temporadas de 60 minutos, totalizando 125 episódios. O sucesso das três primeiras temporadas colocou Kojak entre os 20 programas mais assistidos da TV norte-americana daquele tempo. O problema foi que, com o passar dos anos, o público foi se cansando e a série perdendo audiência.
A profecia de Savalas se concretizou quando Kojak foi encerrada. Ele ficou muito marcado pelo personagem, o que o impediu de conseguir outros papéis relevantes na TV.
Kojak foi um tremendo sucesso em país como o Brasil, tanto que que Savalas veio para cá mais de uma vez em atividades promocionais. A palavra Kojak foi durante muito tempo ligada a homens calvos. A série foi exibida nos finais de noite da Globo.
Telly Savalas morreu em 1994, em virtude de um câncer na bexiga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário