18/09/2017

A VOZ INESQUECÍVEL E OS SUCESSOS DO REI DO BOLERO ALTEMAR DUTRA


Entre os cantores que morreram em virtude de derrame/aneurisma cerebral, vale lembrar de Ronaldo Resedá, Paulo Sérgio e Altemar Dutra. Este último, por exemplo, faleceu quando estava em Nova York, na prematura idade de 43 anos.
Altemar Dutra de Oliveira nasceu na cidade mineira de Aimorés, em 1940. Iniciou sua carreira em Colatina, no Espírito Santo, onde se apresentou numa rádio cantando músicas de Francisco Alves.
Antes de completar a maioridade, Altemar foi para o Rio de Janeiro onde, para conseguir ter o que comer, trabalhou em boates e casas de espetáculos. Com um pouco de sorte, conseguiu vaga para cantar em algumas dessas boates, tornando-se conhecido do meio artístico.
Conseguiu emplacar dois grandes sucessos já no seu primeiro disco: Somente Uma Vez e Saudade Que Vem. Mas o lance de sorte veio mesmo quando foi convidado para cantar no programa Boleros Dentro da Noite, uma das maiores audiências da Rádio Mundial. Nessa mesma época, assinou um contrato com a gravadora Odeon.
Não demorou para conquistar as paradas de sucesso com a música Tudo de Mim. Também não demorou para gravar uma das músicas mais marcantes de sua carreira: Que Queres Tu de Mim. Vieram também Somos Iguais, O Trovador, Concerto Para um Verão e o mega sucesso Sentimental Demais.
Com a fama, Altemar passou a se apresentar nos palcos de todo o país. Mas ele pensava alto, queria ir adiante. Investiu na carreira internacional lançando álbuns em espanhol e fez shows em diversos países da América Latina, onde vendeu cerca de 500 mil discos.
Com a carreira internacional consolidada, Altemar passou a também fazer shows nos Estados Unidos. E foi durante uma passagem por lá que sofreu um derrame cerebral que o tiraria para sempre de cena.
Sua voz se tornou inesquecível. Ele é ainda nos dias atuais lembrado como o Rei do Bolero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário