01/10/2017

BANCO NACIONAL - O PATROCINADOR DE AYRTON SENNA QUE SUMIU REPENTINAMENTE DO MERCADO


Algumas fotos do piloto Ayrton Senna – ainda hoje um dos maiores esportistas da história do Brasil – possuem detalhes que chamam a atenção das gerações mais novas. Um deles diz respeito aos nomes de patrocinadores como o Banco Nacional.
Considerado um dos maiores bancos brasileiros até a década de 1990, o Banco Nacional surgiu como Banco Nacional de Minas Gerais. Foi fundado durante os anos 40 por Waldomiro de Magalhães e pelo ex-governador mineiro Magalhães Pinto.
O Nacional cresceu rapidamente, chegando a competir em pé de igualdade com gigantes como Bradesco, Real, Bamerindus, Banespa e Itaú. Chegou a possuir em torno de 40 mil funcionários, 400 agências e 1,2 milhão de clientes.
O banco foi um dos principais patrocinadores do esporte durante muito tempo.
Além do piloto Ayrton Senna, chegou a patrocinar times de futebol como os cariocas Fluminense e Vasco. Senna era também o maior garoto propaganda do Nacional, chegando a fazer comerciais para ele. Aliás, o mais conhecido slogan do banco era “O banco que está a seu lado”.
Em dificuldades financeiras, o Nacional sofreu uma intervenção do Banco Central. Seus ativos foram transferidos para o Unibanco e seus passivos ficaram com o Banco Central.
Apesar de não ter oficialmente falido, o Nacional nunca mais se recuperou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário