26/09/2017

THE MONKEES, O SERIADO INSPIRADO NA BEATLEMANIA QUE EMBALOU OS ANOS 60

 
O The Monkees foi um grupo de música pop formado nos Estados Unidos por David Jones, Mick Dolenz, Mike Nezmith e Peter Tork. Gravou 14 discos de estúdio, sendo o último em 2016 com os músicos remanescentes.
O grupo surgiu em 1965, quando a rede de TV norte-americana NBC queria criar um grupo de jovens que rivalizasse com o The Beatles. Tudo começou com um anúncio nos jornais que pedia “quatro loucos entre 17 e 21 anos”, ao qual responderam 437 jovens. Com o grupo formado, a emissora lançou o seriado musical The Monkees. Ele entrou no ar em 1966, mesmo ano em que o grupo lançou o primeiro álbum, intitulado The Monkees.
O seriado teve duas temporadas, totalizando 58 episódios. Contava as aventuras do grupo, com o detalhe de que os músicos interpretavam eles mesmos. Com um humor anárquico e cenas com o elenco em situações surreais, ele procurava atingir o público jovem influenciado pela onda Beatles.
De início, o seriado fez um sucesso estrondoso. Os álbuns do grupo também agradaram em cheio, mas... Com o passar do tempo, o interesse dos jovens diminuiu consideravelmente, obrigando a NBC a encerrar o seriado. Mesmo assim, a série continuou sendo reprisada nos Estados Unidos.
No Brasil, a série foi exibida pela primeira vez na TV Tupi, em 1967. Continuou sendo reprisada pela Rede Globo e TV Bandeirantes nos anos 70. Na década seguinte, foi exibida pela TV Gazeta. A última exibição ocorreu nos anos 2010 pela Rede Brasil de Televisão.
A “monkeemania” foi breve, mas inesquecível. A música de abertura ainda é lembrada por quase todas as pessoas com mais de 40 anos. Para os mais jovens, assistir a série é uma espécie de mergulho no passado, em que se pode conhecer os ritmos, a moda (incluindo os cortes de cabelo) e o estilo de vida dos anos 1960.
O grupo continuou gravando mesmo após o encerramento do seriado. Também chegaram a fazer alguns turnês esporádicas. Apesar de morte de David Jones em 2012, pode ser que os remanescentes estejam planejando um novo álbum ou um novo show.

Nenhum comentário:

Postar um comentário