19/09/2017

DESCUBRA CURIOSIDADES SOBRE AVATAR, A SEGUNDA MAIOR BILHETERIA DA HISTÓRIA

 
Avatar foi financiado pelo estúdio Lightstorm Entertainment, fundado em 1 990 por James Cameron e Larry Casanaff. Ele é também responsável por filmes como O Exterminador do Futuro 2 e Titanic.

Nascido no Canadá, o diretor James Cameron é responsável por filmes como Aliens – Resgate, O Exterminador do Futuro, O Segredo do Abismo e Titanic.

Era para Avatar ser lançado em 1 999, apenas dois anos depois de Titanic. Os custos elevados e as incertezas sobre a tecnologia que seria utilizada para a criação dos efeitos especiais, no entanto, levaram o diretor a adiar o projeto

Falada pela raça alienígena de Pandora, a língua na’vi foi criada pelo linguista Paul Frommer seguindo duas exigências de James Cameron: que ela não se parecesse com nenhuma língua na Terra e fosse de fácil pronúncia para os atores do filme.

Para se adaptarem aos seus papeis, os atores foram levados para o Havaí para conhecer como era a vida numa selva. Eles chegaram a viver como uma tribo, mas só durante o dia. Eles passavam a noite nos melhores quartos de hotéis do arquipélago.

Matt Damon e Jake Gyllenhall chegaram a ser cogitados para o papel de Jake Sully, mas o diretor James Cameron acabou escolhendo o quase desconhecido Sam Wortinghton.

A trama se passa no ano de 2 154, em Pandora, uma lua do planeta Polifemo, um hipotético gigante gasoso da estrela Alpha Centauri.

Rica em dióxido de carbono, metano e amônia, a atmosfera de Pandora é totalmente letal para os seres humanos.

Cameron anunciou a produção em 2 005, na época chamada de Projeto 880. Um grande mistério foi mantido antes da estreia dos primeiros teasers e divulgação final para a imprensa.

As filmagens ocorreram entre 16 de abril e 01 de dezembro de 2 007.

Avatar possui 40% de suas cenas gravadas com atores reais e o restante com efeitos em computação gráfica.

Acredite se quiser, mas cada quadro com efeitos do filme levou em média 48 horas para ser finalizado.

A pré-estreia de Avatar ocorreu em 10 de dezembro de 2 009, em Londres, uma semana antes do seu lançamento nos Estados Unidos.

Avatar foi indicado em nove categorias do Oscar, mas ganhou apenas três: melhor fotografia, melhor direção de arte e melhores efeitos visuais.

James Cameron ganhou o Globo de Ouro de Melhor Diretor e Avatar de melhor filme.

Com mais de 770 mil espectadores, Avatar foi a sexta maior estreia nos cinemas do Brasil em 2 009. Ao sair de cartaz, tinha sido visto por 9 milhões de brasileiros.

Com US$ 2,7 bilhões em faturamento, Avatar é considerado até hoje o filme de maior bilheteria da história do cinema. Uma observação: se formos levar em conta a inflação, ele é vencido pela produção histórica E o Vento Levou…, de 1 939.

A personagem de Sigourney Weaver aparece fumando em várias cenas do filme. O detalhe é que a atriz não fuma, daí que a pós-produção precisou criar um cigarro digital em suas mãos.

A produção foi inúmeras vezes acusada de plágio, sendo que uma delas alegava ser o povo na’vi inspirado numa série em quadrinhos chamada Timespirits.

A sequência de Avatar estreará nos cinemas em 2 018 e além dela estão programadas mais duas continuações, uma para 2 020 e outra para 2 022 (Outras observação: parece que James Cameron adiou mais uma vez).

James Cameron não está apenas trabalhando em uma, mas em quatro continuações de Avatar. E o que ele promete para essas sequências são novos efeitos especiais, além de efeitos mais desenvolvidos.

Com a ajuda de James Cameron, a Walt Disney Company projetou uma área no Animal Kingdon, em Orlando, Estados Unidos, totalmente voltada para Avatar. Ela reproduz cenas da lua Pandora e seus animais míticos.

Fonte: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário