23/09/2017

AS AVENTURAS E O DIA A DIA DE UM GAROTO MUITO ARTEIRO: PIMENTINHA


Pimentinha surgiu em 1950 pelas mãos do norte-americano Hank Ketcham. O nome original do personagem é Dennis – ou Dennis, the Menace (que significa Dennis, a Ameaça) –, e foi inspirado em seu filho pequeno, que era muito arteiro.
Poucas semanas após sua criação, as tirinhas de Dennis eram publicadas em cerca de 16 jornais dos Estados Unidos. A tira fez tanto sucesso que, com o passar dos anos, acabou aportando em outras mídias. Dennis virou gibi, desenho animado, filme em live action...
As tiras de Dennis (que no Brasil virou Dennis, o Pimentinha) contam a história de um garoto de cinco anos de idade que “de vez em sempre” tira a paciência do vizinho Sr. Wilson. Os demais personagens são Henry e Alice Mitchell (os pais do garoto), Martha Wilson (esposa do Sr. Wilson), Juca, Margaret, Tommy, Gina e Rocky (o cãozinho de Dennis).
Os primeiros gibis brasileiros do Pimentinha foram publicados no início dos anos 1960 pela editora O Cruzeiro. Na década seguinte, passaram pelas mãos da Vecchi e RGE, que encerrou o título em 1981.
Apesar de não ser mais publicada com regularidade no Brasil, as tiras com o personagem continuam sendo distribuídas para jornais do mundo inteiro (ela já foi distribuída para mais de 1.000 jornais de 48 países).

Nenhum comentário:

Postar um comentário