13/09/2017

O IMPACTO CULTURAL DA INESQUECÍVEL SÉRIE ANIMADA JONNY QUEST


Jonny Quest foi um dos desenhos de maior popularidade dos estúdios de William Hanna e Joseph Barbera. Tanto que foi produzido em três ocasiões (anos 60, 80 e 90), tornando-se conhecido de mais de uma geração.
Antes de lançar o desenho com as aventura de Jonny, a Hanna-Barbera tinha em mente produzir uma série animada com Jack Armstrong, um personagem de uma novela radiofônica dos anos 30. Problemas relativos aos direitos autorais, no entanto, levaram a HB a criar a sua própria alternativa. Foi assim que surgiu Jonny Quest, Dr. Benton Quest e os demais personagens da série.
Jonny Quest conta as aventuras de Jonny, seu pai Benton Quest, o ex-agente secreto Roger Bannon, o garoto Hadji e o pequeno Bandit, o cãozinho de Jonny.
Dr. Benton Quest é um cientista e inventor notável, cujas invenções ajudaram bastante o seu país. Isso, no entanto, o deixou na mira de diversos vilões. Ele é protegido pelo ex-agente secreto Rober Bannon, que também é uma espécie de babá dos garotos Jonny e Hadji. Boa parte das cenas de humor envolve o cãozinho Bandit, que sempre entra em conflitos com outros animais, muitas vezes menores que ele.
É impossível mensurar o impacto cultural de Jonny Quest. O que podemos dizer é que ele influenciou toda uma geração de ilustradores e animadores. Curiosamente, a série original teve apenas 26 episódios.
Jonny Quest foi exibido pela primeira vez no Brasil pela TV Paulista, ainda nos anos 1960. Com o decorrer dos anos, entrou no ar pela Record, Tupi e outras emissoras. A última exibição em TV aberta foi realizada pela Rede Brasil de Televisão.
Como dissemos acima, a série ganhou uma nova versão nos anos 80 chamada As Novas Aventuras de Jonny Quest e no 90, conhecida como As Incríveis Aventuras de Jonny Quest.

Nenhum comentário:

Postar um comentário