12/09/2017

O REALISMO FANTÁSTICO E OS PERSONAGENS EXÓTICOS DE SARAMANDAIA

 
Nos anos 2010, a Globo lançou versões reduzidas de diversas novelas que fizeram sucesso no passado, como o Rebu, o Astro e Saramandaia.
A primeira versão de Saramandaia foi exibida em 1976, no horário das 22h. Contou com Juca de Oliveira, Dina Sfat, Sônia Braga, Antônio Fagundes e Ary Fontoura, além de outros artistas consagrados, no elenco.
Escrita por Dias Gomes, Saramandaia apelava para o realismo fantástico típico das produções desse autor (só para lembrar: Gomes é autor de O Bem-Amado e Roque Santeiro, duas produções que marcaram época na Globo).
A trama de Saramandaia se passava na fictícia cidade de Bole-Bole, na zona canavieira de Pernambuco, onde um plebiscito tinha sido convocado para a sua mudança de nome. Alguns moradores queriam que ela se chamasse Saramandaia. Mas o que atraia a curiosidade do público eram os habitantes com características surreais de Bole-Bole. Tinha o coronel Zico Rosado (Castro Gonzaga), que possui formigas no nariz. Também tinha João Gibão (Juca de Oliveira), cuja corcunda esconde um par de asas. Dona Redonda (Wilza Carla) comia o tempo todo, chegando a explodir em virtude da gula. Professor Aristóbulo (Ary Fontoura), transformava-se em lobisomem nas noites de lua cheia. Marcina (Sônia Braga), que incendeia objetos apenas com um toque.
Apesar do horário de exibição um tanto restritivo, Saramandaia fez mais sucesso do que o esperado. E no rastro de todo esse sucesso lançaram até uma cachaça com o nome da novela.
Saramandaia ajudou a projetar o músico Ednardo, que cantou a música de abertura da novela: Pavão Misterioso.
A segunda versão de Saramandaia foi lançada em 2013, com apenas 56 capítulos (a primeira versão teve 160).

Nenhum comentário:

Postar um comentário