30/11/2017

HISTÓRIAS FANTÁSTICAS DO VELHO OESTE NAS PÁGINAS DE ZAGOR

 
Se existem dois heróis dos quadrinhos que nunca saem de moda, eles respondem por Tex e Zagor. Mas não é somente isso que eles tem em comum. Ambos têm mais de 50 anos e, veja só, foram criados na Itália. Falaremos especialmente sobre Zagor (pronuncia-se Zágor).
Zagor surgiu numa época em que a cultura pop reverenciava de forma intensa os heróis do mítico velho Oeste norte-americano. Essa reverência era especialmente grande na Itália, onde diversos filmes sobre o tema foram produzidos (tanto que são até hoje conhecidos como “western spaghetti”). E foi justamente nesse país que surgiu o herói Zagor.
Zagor foi criado pelo italiano Sérgio Bonelli, em 1961. Seu nome seria uma abreviação de Za-gor-te-nay, que significa em língua indígena “O Espírito da Machadinha”. Ele habita a floresta norte-americana de Darkwood com seu inseparável amigo Chico.
Além de possuir extraordinários dotes atléticos, Zagor tem um reflexo rápido e é extremamente hábil no uso da machadinha. Ele combate os vilões com a machadinha de madeira e pedra, mas usa eventualmente o revólver. O símbolo de Zagor é uma água estampada em sua camiseta vermelha.
Apesar de pertencerem à categoria western, as histórias de Zagor possuem elementos fantásticos, ausentes nos gibis de outros heróis.
Os gibis com o personagem foram publicados no Brasil pela editora Vecchi durante os anos 70 e 80. Foram publicadas 55 edições mensais, de 1978 a 1983. Com a falência da editora, a última história ficou incompleta, o que deixou muitos fãs inconformados. Os direitos de publicação passaram ainda pela Rio Gráfica e Editora (futura Editora Globo) e Record. Atualmente, as história são publicadas pela editora Mythos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário