23/11/2017

DESCUBRA O QUE ESTEVE EM MODA E QUEM DEU O QUE FALAR EM 1973


Uma das principais novidades foi a chegada da cor na TV brasileira. Pouco tempo depois, entrava no ar a primeira telenovela à cores: O Bem-Amado, de Dias Gomes.

Uma das novelas de maior audiência foi Mulheres de Areia (imagem acima), de Ivani Ribeiro. Décadas depois, ela ganharia um remake feito pela Rede Globo. Outras novelas exibidas na época: Carinhoso, Cavalo de Aço, Os Ossos do Barão e O Semideus.

Entre as principais novidades da televisão estão o humorístico Chico City, o jornalístico Globo Repórter e o programa de variedades Fantástico.

As séries exibidas nesse ano: Columbo, Havaí 5-0, Kung Fu, Daktari, Mary Tyler Moore, Terra de Gigantes, Perdidos no Espaço, O Túnel do Tempo, Viagem ao Fundo do Mar, a Noviça Voadora e Daniel Boone.

Casos policiais como o sumiço do menino Carlinhos, além da morte brutal da garota Aracelli deixam o Brasil inteiro em estado de choque.

Entre as personalidades mais comentadas de 1973, vale lembrar de Bruce Lee, Eder Jofre e Darlene Glória. Diva do cinema brasileira do início dos anos 1970, Darlene é ganha o Urso de Ouro de melhor atriz do Festival de Berlim.

A ex-miss Brasil chama a atenção do público masculino no filme A Superfêmea. É o início de uma consagrada carreira como atriz. Muitos preferiram assistir o aterrorizante O Exorcista, enquanto outros optaram pelo bem-sucedido O Poderoso Chefão.

As músicas mais ouvidas durante o verão são Fio Maravilha, de Maria Alcina; Taj Mahal, de Jorge Ben; e Preta Pretinha, dos Novos Baianos. Aliás, uma das sensações da músicas brasileira é justamente o grupo Novos Baianos, formado por Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Baby Consuelo.

A música brasileira vive uma das suas melhores fases com o lançamento de trabalhos como Kriga-ha Bandaloo, de Raul Seixas; Pérola Negra, de Luiz Melodia; Nervos de Aço, de Paulino da Viola; Acabou Chorare, dos Novos Baianos; e Secos e Molhados, do grupo de mesmo nome.

Homens de cidades grandes como São Paulo vestiam roupas sociais das confecções Camelo e Ducal. Locomoviam-se em automóveis como o Opala (GM), o Corcel (Ford) e o Polara Dodge (Dodge). Se precisavam economizar dinheiro, usavam cadernetas de poupança como a Delfin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário