22/11/2017

COMO APPETITE FOR DESTRUCTION SE TORNOU O ÁLBUM DE ESTREIA MAIS RENTÁVEL DA HISTÓRIA DO ROCK

 
A década de 1980 representou, vamos assim dizer, uma verdadeira era de ouro para o heavy metal e suas diversas vertentes. Bandas como Iron Maiden, Scorpions, Whitesnake, Judas Priest, AC/DC, Manowar e Deff Leppard estavam praticamente no auge. Ozzy Osbourne era um dos maiores vendedores de discos dos Estados Unidos. Bon Jovi e Van Halen lotavam ginásios. Grupos de thrash metal como Metallica, Anthrax e Megadeth estouravam com um som potente e agressivo, ao mesmo tempo que Ratt, Motley Crue e Twisted Sister tomavam as paradas com músicas pesadas mas com sonoridade pop.
Foi nesse cenário que surgiu o Guns N’Roses, uma banda norte-americana com forte influência de AC/DC e Rolling Stones. Formada por Axl Rose, Slash, Izzy Stradlin, Duff McKagan e Steven Adler, ela lançou no mercado um disco que passara totalmente despercebido: Appetite for Destruction.
O Appetite for Destruction só começou a chamar a atenção quando a banda saiu em turnê pelos Estados Unidos e Canadá abrindo os shows do The Cult. Ele começou a ser divulgado no boca a boca, além de comentado nas rádios. Pouco tempo depois, conquistou o gosto do público e da crítica.
Appetite for Destruction é o álbum de estreia mais rentável da indústria fonográfica. Desde o seu lançamento até hoje vendeu em torno de 40 milhões de cópias no mundo todo. Mais alguns anos e será páreo para o ainda imbatível Back in Black, do AC/DC, além do campeão Thriller, de Michael Jackson.
O sucesso de Appetite for Destruction alavancou a carreira do grupo. De banda de apoio, o Guns N’Roses se tornou atração principal. Tanto que virou uma das mais aguardadas bandas da segunda versão do festival brasileiro Rock in Rio. Axl e Slash tornaram-se estrelas do showbizz roqueiro, ao lado de nomes consagrados como Iggy Pop, Ozzy Osbourne e Lou Reed.
As faixas Welcome to the Jungle, Paradise City e Sweet Child O’Mine conquistaram sobretudo as paradas dos Estados Unidos. O clipe de Sweet Child O’Mine tornou-se um dos mais reprisados pela MTV. Isso sem desmerecer outras músicas, como Rocket Queen.
O sucesso do Guns N’Roses deixou o mundo apreensivo com o lançamento do segundo álbum. Ele chegou em 1990, e com uma surpresa que agradou muitos fãs: era um disco duplo. Mas mesmo com faixas arrebatadoras (quer exemplo melhor do que November Rain?), o Use your Ilussion I & II não repetiu o sucesso de Appetite for Destruction.

Nenhum comentário:

Postar um comentário