20/11/2017

O SURPREENDENTE E ESTRONDOSO SUCESSO DO DETETIVE DICK TRACY


A aceitação do detetive Dick Tracy entre os jovens foi tamanha que ele logo saltaria dos quadrinhos para as telas dos cinemas. Uma série foi produzida menos de 10 anos depois do surgimento do personagem. Também na mesma época, foi criado um programa de rádio com o detetive de capa amarela e seus amigos.
Dick Tracy foi criado pelo cartunista Chester Gould em 1931 para uma tira de quadrinhos publicada em jornais (uma observação: boa parte dos personagens criados na primeira metade do século XX, surgiram em tiras de jornais). As primeiras tirinhas saíram pelo Chicago Tribune Syndicate.
Gould escrevia histórias com as mais diversas tramas, que envolviam desde a corrupção de menores até o crime organizado nas grandes cidades. Costumava estar por dentro das novidades tecnológicas, além dos avanços nas ciências forenses, que eram sempre mostradas nos quadrinhos. Ele também revolucionou as HQs incluindo o suspense no enredo.
Na história original Dick Tracy (lembrando que Dick é também uma gíria para policial), entra para a polícia depois que os pais de sua namorada Tess Trueheart foram assassinados. O curioso é que nas primeiras tiras ele não tinha o nariz aquilino que sempre o caracterizou.
O sucesso de Dick Tracy foi gigantesco. Ele logo atingiria 100 milhões de leitores em tiras dominicais e diárias. Até o presidente Roosevelt se declarou fã do detetive.
As histórias de Dick Tracy estrearam no Brasil em 1938, no Suplemento Juvenil.
Entre as inúmeras adaptações para o cinema, a mais famosa foi feita no início dos anos 90, com Warren Beatty e Madonna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário