01/11/2017

CONHEÇA AS MÚSICAS, FILMES E PROGRAMAS DE TV QUE ESTIVERAM EM MODA EM 1971


Ocorrem protestos intensos nas ruas dos Estados Unidos contra a guerra do Vietnã. O conflito só terminaria quatro anos depois, em 1975.

Uma das novidades de 1971 foi a inauguração do parque de diversões DisneyWorld, na cidade de Orlando, estado norte-americano da Flórida.

Em Nova York, também nos Estados Unidos, crescia no horizonte um complexo de torres chamado World Trade Center. As principais referências desse conjunto eram as torres gêmeas, que dominaram a paisagem da cidade até os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001.

Uma das mais comentadas estreias no cinema foi A Laranja Mecânica. Enquanto os críticos se derretiam em elogios ao filme de Stanley Kubrick, estreavam outros três filmes que entrariam para a história do cinema: A Fantástica Fábrica de Chocolate, Dirty Harry e First of Fury. Este último marcou a estreia da lenda Bruce Lee nos cinemas.

No Brasil, Arnaldo Jabor lançava Pindorama; Nelson Pereira dos Santos estreava Como Era Gostoso o Meu Francês; Silvio Back surgia com Guerra dos Pelados; e, finalmente, Roberto Faria levava Roberto Carlos a 300 Quilômetros por Hora. Detalhe: foi nessa época que surgiu um estilo conhecido pelos próximos anos como pornochanchada, comédias com forte apelo erótico.

Quando ligavam a TV, os brasileiros podiam assistir programas como Buzina do Chacrinha, Clube dos Artistas e Programa Sílvio Santos.

Humorísticos como Balança Mas Não Cai e Faça Humor Não Faça Guerra tinham audiências significativas na TV. O primeiro era uma versão de um programa de mesmo nome apresentado na Rádio Nacional nos anos 1950.

Um dos maiores sucessos internacional foi a música Have You Ever Seen the Rain, do grupo Creedence Clearwater Revival. Outra música internacional de grande sucesso foi You’ve Got a Friend, de Carole King.

O cantor brasileiro com maior popularidade era Roberto Carlos, que lançou os sucessos Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos, Amada Amante e Detalhes.

A música de maior sucesso foi Eu Te Amo meu Brasil, lançada pela dupla Dom e Ravel.

Um dos automóveis mais desejados pelos jovens da época foi o modelo esportivo Karman-Ghia TC.

Entre as personalidades mais citadas em 1971, vale lembrar da miss Brasil Vera Fischer, do jogador Pelé, do cantor Roberto Carlos, o também cantor Waldick Soriano, o apresentador de TV Silvio Santos e a atriz Regina Duarte.

Imagem acima: capa do álbum Roberto Carlos, de 1971.

Nenhum comentário:

Postar um comentário