04/11/2017

O REINO DE AVILAN COMO UMA METÁFORA DO BRASIL NA NOVELA QUE REI SOU EU?


Cassiano Gabus Mendes escreveu novelas inesquecíveis, tais como Locomotivas, Marrom Glacê, Brega e Chique & Que Rei Sou Eu?.
De uma família de artistas (é cunhado de Luís Gustavo e pai de Cássio e Tatu Gabus Mendes), Cassiano viveu o seu apogeu nos anos 70 e 80.
Ambientada no fictício reino de Avilan, Que Rei Sou Eu? tinha no elenco nomes como Giulia Gam, Edson Celulari, Tato Gabus Mendes, Tereza Raquel, Antônio Abujamra, Jorge Dória, Cláudia Abreu, Natália do Vale e Marieta Severo. Além do elenco fixo, contou com a participação de grandes astros na dramaturgia brasileira em participações especiais, entre os quais Dercy Gonçalves, Eva Wilma, Gianfrancesco Guarnieri e Chico Anysio.
A trama de Que Rei Sou Eu? gira em torno da rainha Valentine (Teresa Raquel), que, embora despreparada, assume o trono do reino de Avilan após a morte do marido, o rei Petrus II (Gianfrancesco Guarnieri). Ela é o tempo inteiro manipulada pelos conselheiros reais, entre eles o pérfido Vanolli. Em seu testamento, o rei revela haver deixado um filho bastardo, que logo descobrem ser o jovem Jean Pierre (Edson Celulari). Ávidos por controlar o poder, os conselheiros nomeiam um mendigo como provável sucessor do rei, ao mesmo tempo que tentam controlar as revoltas populares por uma nação mais justa. Um dos líderes dessas revoltas é justamente Jean Pierre.
Que Rei Sou Eu? era uma novela de época. A trama se passava em data próxima à Revolução Francesa. Os trajes dos personagens lembravam muito a moda da época da rainha Maria Antonieta. Os homens da nobreza usavam perucas vistosas, além de maquiagem carregada. A cenografia também remetia à nobreza francesa, mas...
Que Rei Sou Eu? era uma crítica à política brasileira. Às vezes de maneira sutil, às vezes escancarada, Cassiano Gabus Mendes parodiou o Brasil do final dos anos 80, época do Plano Cruzado, inflação alta, fim da ditadura militar, corrupção...
A trama principal bem amarrada, além de tramas paralelas interessantes, chamou a atenção do público. Que Rei Sou Eu? transformou numa das novelas de maior audiência do horário das 19h na Globo. Chegou a ser reapresentada no Vale a Pena Ver de Novo e o no canal de reprises Viva. Foi também lançada em DVD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário