18/11/2017

SHE-RA, A PRINCESA PROTETORA DO PLANETA ETHERIA

 
O sucesso da série animada He-Man e os Mestres do Universo inspirou a Filmation Studios/Mattel a lançar uma versão feminina do personagem. Foi assim que surgiu She-Ra, cujo episódio de estreia chegou na TV dos Estados Unidos em setembro de 1985.
Com 93 episódios de 30 minutos, She-Ra contava a luta da princesa Adora e seus amigos contra os tiranos da Horda, comandada pelo vilão Hordak.
Filha do rei Randor e da rainha Marlena e irmã de Adam (He-Man), Adora nasceu no planeta Eternia. Foi criado em Etheria, onde acaba se aliando ao grupo de Hordak contra os rebeldes. Mas, influenciada por He-Man, descobre ser a Horda a verdadeira vilã. O detalhe é que He-Man estava de passagem por Etheria para entregar a espada de Grayskull a seu verdadeiro portador, que em essência devia ser uma pessoa boa. Quando ele é feito prisioneiro da Horda, Adora ergue a espada e grita “Pela honra de Grayskull” e se transforma em She-Ra.
Os primeiros cinco episódios foram exibidos num longa-metragem para o cinema, com o título O Segredo da Espada Mágica. Conta justamente como a vilã Adora descobre ser irmã de He-Man e se rebela contra as forças de Hordak.
A série entrou no ar no Brasil em programas como Xou da Xuxa, Xuxa Park e TV Colosso. A última vez em que She-Ra foi exibida foi no canal infantil por assinatura Gloob.
Em dezembro de 1985, foi exibido um especial chamado O Natal de He-Man e She-Ra, com quase uma hora de duração. Nele, os irmãos Adam e Adora vem para a terra em busca do mago Gorpo, que se perdera em nosso planeta.
A lista de produtos licenciados é imensa: gibis, cadernos, mochilas, decoração de festas e, obviamente, bonecas. O detalhe é que She-Ra não fez tanto sucesso quanto He-Man. As vendas foram menores em comparação com seu irmão de Eternia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário