10/11/2017

CURTINDO A VIDA ADOIDADO, UM FILME QUE MARCOU MAIS DE UMA GERAÇÃO


Curtindo a Vida Adoidado (Ferris Bueller’s Day Off, no original em inglês) é, não resta dúvida, um dos filmes mais marcantes dos anos 80. Influenciou fortemente o imaginário norte-americano, assim como a geração que viveu aquela década.
Dirigido por John Hughes (lembrando que ele atuou mais como produtor e roteirista), Curtindo a Vida tem ninguém menos que Matthew Brodderick no papel do personagem Ferris Bueller.
A história é bem simples. O adolescente Ferris resolve aproveitar um dia de sol em Chicago, mas para isso tem que matar aula. Ele engana os pais, os professores e outras pessoas para conseguir aproveitar ao máximo esse dia. Consegue também convencer o melhor amigo a tomar a Ferrari do pai “emprestada”, mas só não contava com a desconfiança da irmã e do diretor da escola, que resolvem desmascarar a farsa. Ao final, Ferris consegue voltar para casa antes que os pais descubram a verdade e ainda se livrar do desconfiado diretor. Mas... Curtindo a Vida Adoidado é muito mais do que isso.
Com esse filme, Hughes ensina que só se é jovem uma vez na vida. Devemos viver cada momento com intensidade, pois ele jamais se repetirá. A vida deve ser aproveitada minuto a minuto. Podem ser clichês batidos, mas que marcaram consideravelmente o inconsciente americano. Curtindo a Vida Adoidado já foi mencionado em discursos políticos, comerciais de TV, teses universitárias...
A Mattel lançou anos depois uma miniatura da Ferrari usada no filme.
Um ponto alto do filme é a trilha sonora, escolhida pelo próprio John Hughes. Uma das melhores cenas ocorre quando Ferris canta Twist and Shout no Centro de Chicago, acompanhado por uma multidão. Aliás...
O filme mostra alguns dos principais pontos turísticos de Chicago, inclusive o Art Institute of Chicago.
Uma sequência do filme chegou a ser cogitada, mas jamais foi gravada. Em 1990, entrou no ar uma série com acontecimentos antes da trama do filme, mas foi cancelada devido à baixa audiência (foram apenas 13 episódios).
Curtindo a Vida Adoidado ajudou a alavancar a carreira de Matthew Brodderick, que fez diversos filmes na sequência. Mas, curiosamente, ele jamais tornou a repetir o sucesso.
No Brasil, o filme foi sucessivamente transmitido na Sessão da Tarde. Chegou também a ser lançado em DVD e Blu-Ray.


Nenhum comentário:

Postar um comentário