05/11/2017

POR ONDE ANDA O INESQUECÍVEL CANTOR FERNANDO MENDES?

 
As canções bregas (um termo um tanto discutível, convém deixar claro) fez um sucesso espetacular entre os anos 70 e 80. Cantores considerados bregas se apresentavam com frequência em programas como Silvio Santos, Chacrinha e Bolinha. Um dos mais conhecidos foi Fernando Mendes, autor da inesquecível Cadeira de Rodas.
Nascido Luís Fernando Mendes Ferreira na cidade mineira de Conselheiro Pena, em 1950, ele começou a carreira ainda cedo. Aos 17 anos, fundou com um grupo de amigos uma banda chamada Blue Boys, que se apresentava em festas e bailes de sua cidade natal.
Sua carreira deslanchou quando mudou para o Rio de Janeiro, onde se apresentava interpretando canções de diversos compositores numa boate. Seu talento (Mendes tem uma voz excepcional, temos que lembrar) chamou a atenção de um executivo da gravadora Copacabana, que logo lhe abriu as primeiras portas.
Fernando Mendes começou a fazer sucesso em 1972, quando lançou a música A Desconhecida. Seu segundo hit foi Recordações, seguido de Ontem, Hoje e Amanhã. Mas foi Cadeira de Rodas, lançada em 1975, que tornou Mendes um grande astro da música brasileira. Ela permaneceu duas semanas em primeiro lugar nas paradas de sucesso, além de que vendeu milhares de compactos e LPs.
No auge da carreira, Fernando Mendes se apresentava em média de 10 a 15 cidades por mês. Era com frequência convidado para participar de programas de auditório, entre os quais o famoso Buzina do Chacrinha.
Outro grande sucesso foi a Você Não me Ensinou a Esquecer, lançado em 1979 e regravado por vários cantores de MPB, entre os quais Caetano Veloso. Anos depois, Mendes foi indicado ao Grammy Latino.
Mas por onde anda o cantor? De fato, ele nunca sumiu definitivamente da mídia. Continua se apresentando pelo interior do país e fazendo apresentações esporádicas em programas de auditório, entre os quais o Programa do Ratinho e o Programa João Kleber.
Além de composições próprias, gravou músicas de grandes nomes da MPB: Dorival Caymmi, Chico Buarque e Milton Nascimento. Seu último disco foi um álbum gravado ao vivo, lançado em 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário