13/11/2017

O MEU PÉ DE LARANJA LIMA, O LIVRO QUE RENDEU TRÊS EMOCIONANTES NOVELAS

 
O Meu Pé de Laranja Lima é um romance juvenil de autoria do escritor fluminense José Mauro de Vasconcelos. Foi traduzido para 52 línguas e publicado em cerca de 20 países, sendo adotado por escolas e, com o decorrer do tempo, adaptado para os quadrinhos, teatro, cinema e televisão.
Foram produzidos dois filmes e três novelas sobre a história que, como muitos sabem, foi inspirada na infância do autor. A primeira telenovela foi exibida pela TV Tupi, em 1970; a segunda, pela TV Bandeirantes, em 1980; e a terceira, também pela Bandeirantes, em 1998.
O Meu Pé de Laranja Lima conta a história de um garoto chamado Zezé, que vivia numa família pobre e numerosa. O pai era desempregado, e a mãe trabalhava numa fábrica. Eram os irmãos mais velhos que cuidavam dos mais novos, sendo Godoia, uma das irmãs, a que mais adorava Zezé. E, por sua vez, cuidava do pequeno Luís, a quem chamava de “rei Luís”. Um dos personagens mais interessantes é o português – a quem Zezé chama de Portuga –, que tem papel importante na história.
A última adaptação para a TV foi escrita por Ana Maria Moretzson e dirigida por Del Rangel e Giuseppe Oristânio. Contou com Caio Romei (um garoto ruivinho que fez o papel de Zezé), Gianfrancesco Guarnieri, Rodrigo Lombardi e Regiane Alves, entre outros atores. Com apenas 101 capítulos, foi exibida entre o final de 1998 e início de 1999.
Nas adaptações anteriores para a TV, Zezé foi interpretado por Haroldo Botta e Alexandre Raymundo. Mas o elenco com maior número de estrelas foi a primeira versão, de 1970, que contava com Eva Wilma, Cláudio Côrrea e Castro, Bete Mendes, Carlos Zara, Denis Carvalho, Nicette Bruno e novamente Gianfrancesco Guarnieri.
O Meu Pé de Laranja Lima é um livro emocionante, que rendeu belíssimas atrações para a TV e o cinema. E que, sem sombra de dúvida, ainda será conhecido das novas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário