15/11/2017

SYLVINHA, A VOZ MARCANTE QUE EMBALOU MUITOS RITMOS


Entre os grandes ídolos dos tempos da Jovem Guarda estão Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderley Cardoso, Os Vips, Martinha, Eduardo Araújo e Sylvinha, entre outros.
Silvia Maria Vieira Peixoto Araújo, ou simplesmente Sylvinha, nasceu em Mariana (MG) em 1951 e faleceu em São Paulo, em 2008). Começou sua carreira no início dos anos 60, quando se apresentou no programa do Chacrinha. Mais tarde, apresentou em parceria com Eduardo Araújo um programa chamado O Bom. Aliás, Sylvinha e Eduardo se casaram em 1969 e tiveram dois filhos.
Feitiço de Broto, seu primeiro compacto, foi lançado e 1967. Entre os seus maiores sucessos está a música Minha Primeira Desilusão.
Com voz marcante, Sylvinha gravou versões de diversas músicas conhecidas, entre as quais Paraíba, de Luiz Gonzaga, que recebeu elogios eloquentes da crítica.
O auge da carreira da cantora ocorreu entre 1967 e 1973. Ela praticamente gravava discos todos os anos, intitulados apenas Silvinha. Após uma pausa de cinco anos, lançou um trabalho novo em 1978. Feita mais uma pausa, voltou a gravar em 1983. O último álbum de Sylvinha saiu em 2004, com o título Suave é a Noite.
O que pouca gente sabe é que Sylvinha emprestava com frequência a sua voz para a gravação de jingles. Foram cerca de 2 mil gravações. Outra curiosidade: ela atuou durante muito tempo como jurada do programa de calouros de Silvio Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário