07/11/2017

A MODA MASCULINA E O MARKETING AGRESSIVO DA DUCAL

 
A Ducal Roupas foi uma rede lojas de roupas masculinas bastante popular entre os anos 1950 e 1960. Tinha lojas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
O detalhe é que a Ducal não era apenas uma marca, mas um conjunto de empresas que incluía desde agências de publicidade até lojas de eletrodomésticos. Os supermercados Dado, que foi muito conhecido no Rio de Janeiro, também faziam parte do grupo.
O nome Ducal era uma alusão ao título de duque, além da junção das palavras “duas calças” (lembrando que quem comprava um paletó e uma calça, levava mais uma calça).
A Ducal surgiu em 1950, quando o jovem José Vasconcelos de Carvalho, então com 30 anos, associou-se aos primos José Cândido e José Luiz Moreira de Souza e abriu uma fábrica de roupas, além da primeira Ducal no Rio de Janeiro. Uma das primeiras estratégias de marca da nova loja era a promoção das “duas calças”.
Com forte investimento em marketing – sobretudo nos esportes, cabe aqui frisar – a Ducal teve garotos-propaganda famosos como Pelé e Emerson Fittipaldi. Patrocinou um programa esportivo chamado Ducal nos Esportes.
A última loja Ducal fechou as portas em 1986, no Rio de Janeiro. A inflação alta, os custos elevados da produção e as mudanças de comportamento do consumidor levaram o grupo à falência.

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