21/11/2017

LEMBRANÇA DA CICA, QUE "BONS PRODUTOS INDICA"

 
Um dos produtos mais conhecidos do consumidor brasileiro é o extrato de tomate Elefante, comercializado atualmente com a máquina Knorr. Com o personagem Jotalhão na embalagem, ele foi um dos carros-chefes da Companhia Industrial de Conservas Alimentícias, mais conhecida como CICA.
A CICA foi fundada em 1941, na cidade paulista de Jundiaí, como resultado de uma associação entre as famílias Bonfigliolli, Messina, Guerazzo e Guzzo, entre outras. A primeira fábrica foi construída na rua Cica, no Jardim Cica.
O primeiro produto comercializado com a marca CICA foi justamente o extrato de tomate. A expressão “extrato de tomate” era facilmente visível para todos que chegavam na fábrica. Mas a empresa começou a diversificar sua linha de produtos já em 1942, quando lançou a geleia, a azeita e as frutas em conserva.
Com o passar dos anos, a gama de produtos com a sua marca só fez crescer. A CICA se transformou numa das maiores empresas do setor alimentício da América Latina. Entre os produtos mais famosos estavam as ervilhas Jurema. Outro produto bastante conhecido foi o molho de tomate Pomodoro. Isso sem esquecer a geleia Turma da Mônica. E o que dizer da maionese Gourmet?
O slogan mais famoso da CICA era “Se a marca é Cica, bons produtos indica”.
Curiosamente, o elefante Jotalhão só passou a estampar as embalagens do extrato de tomate Elefante em 1979. Ele tinha sido criado para uma campanha publicitária que não foi adiante, mas acabou sendo oferecido para a CICA.
A CICA foi vendida para o grupo Gessy-Lever (atual Unilever) no início dos anos 1990. Atualmente, pertence ao grupo Cargill, que ainda a mantém viva em um ou outro produto.

Um comentário:

  1. Anônimo16/6/23

    Meu pai trabalhou no escritório da cica em Recife, saudades desses produtos maravilhosos. Meu pai se aposentou quando ela foi vendida. Morreu ano passado com 86 anos de covid. Mas passou mais de 20 anos na cica norte.

    ResponderExcluir