01/12/2017

OS TEMPOS ÁUREOS E A LENTA DECADÊNCIA DA SHARP DO BRASIL

 
Os comerciais de TV da empresa de eletroeletrônicos Sharp do Brasil chamavam a atenção pela beleza e trilha idílica. Eram geralmente animações com animais mágicos e cenas surrealistas. Tinham como principais fãs as crianças. Mas o que aconteceu com a Sharp? Por que, ao contrário da Sharp japonesa, a filial brasileira praticamente sumiu do mercado?
Convém lembrar que a Sharp não desapareceu totalmente do mercado brasileiro. Ela continua ainda na ativa, embora de maneira mais tímida. Comercializa impressoras digitais, monitores de computador e outro produtos. Até o início dos anos 2000, porém, o portfólio da Sharp era muito maior. Seus principais carros-chefes eram as calculadoras de mesa, aparelhos de som 3 em 1, rádios, câmeras de vídeo e televisores.
Os direitos de produção dos produtos Sharp foram adquiridos pelo executivo Matias Machline em 1965. O grupo Sharp fornecia apenas o nome e o know-how para a fabricação de seus produtos.
Executivo de sucesso, Machline chegou a ter 30 empresas, quase todas ligadas à área de tecnologia. Foi pioneiro na fabricação de computadores no país, beneficiado em grande parte pela antiga reserva de mercado da área. A situação do grupo Sharp começou a mudar com a abertura de mercado e posterior inundação das prateleiras brasileiras por produtos de alta tecnologia (e, convenhamos, alguns com qualidade superior). Mas a coisa ficou preta mesmo foi coma súbita morte de Machline num acidente aéreo nos Estados Unidos.
Podemos dizer que a filial brasileira estava na mão de uma única pessoa. Dizem que sequer havia um conselho administrativo para substituir Matias Machline. A empresa entrou em franca decadência. Seus produtos mais vendidos começaram aos poucos a sumir do mercado. A crise chegou a um ponto em que a empresa japonesa precisou disputar o nome Sharp no Brasil.
A Sharp foi um dos principais fabricantes de TV do país. Concorreu com marcas como Telefunken, Toshiba, Mitsubishi e National.

Nenhum comentário:

Postar um comentário