31/10/2017

O PRIMEIRO SUPER-HERÓI JAPONÊS A CONQUISTAR OS BRASILEIROS: NATIONAL KID

 
Como todos (ou quase todos) sabem, tokatsu é uma expressão japonesa que remete a filmes e séries com efeitos especiais. Hoje é mais utilizada para se referir a séries com super-heróis como National Kid, Ultraseven, Jaspion e Changeman.
A primeira tokatsu que conquistou os brasileiros foi National Kid, transmitida inicialmente pela TV Record em 1964. O sucesso foi tão grande que ela foi reprisada por diversas emissoras e décadas depois lançada em DVD para os saudosistas da época.
Produzida pela Toei Company – a mesma de Robô Gigante, cabe aqui lembrar – National Kid estreou no Japão em 196o pela TV Asahi. Contava as aventuras de National Kid, um super-herói oriundo de Andrômeda. Quando não estava combatendo os vilões da série e livrando a Terra de ameaças alienígenas, assumia a identidade do professor Massao Hata.
Os principais vilões eram os seres abissais, o Império Subterrâneo, os zarrocos do espaço e os incas venusianos. Seres de orelhas pontudas e máscaras, os incas venusianos deram bastante trabalho para National Kid.
Curiosamente, National Kid foi criado para ser garoto-propaganda da marca de produtos eletrônicos National, de propriedade da Panasonic. Levava o nome da empresa para aumentar a venda dos produtos. Ninguém, no entanto, imaginou que ele fosse ganhar vida própria.
National Kid teve apenas uma temporada com 39 episódios, exibidos no Japão entre 1960 e 1961. A produção foi realizada de maneira amadora, com orçamento super limitado. As imagens eram em preto e branco e os efeitos especiais deixaram muito a desejar. Mesmo assim, a série marcou época no Brasil e em outros países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário