29/10/2017

UM GIBI TOTALMENTE DEDICADO AOS PERSONAGENS DE HANNA-BARBERA


A Hanna-Barbera foi uma empresa especializada na produção de desenhos animados criada nos Estados Unidos pela dupla William Hanna e Joseph Barbera. O primeiro projeto de animação da dupla foi Puss Get the Boot, de 1940, em que lançaram a dupla Tom & Jerry.
Ao contrário do concorrente Disney, que voltava-se sobretudo para o cinema, os estúdios de Hanna-Barbera se especializaram em desenhos para a TV. A primeira série animada lançada para a telinha foi The Ruff & Reddy Show/Jambo & Ruivão, lançada em 1957.
Os desenhos de Hanna-Barbera começaram a ser transmitidos no Brasil ainda na primeira metade dos anos 1960. Mas foi somente na década seguinte que viraram mania entre a garotada brasileira. Zé Colmeia, Jonny Quest, Os Flintstones, Os Jetsons, Manda-Chuva, Carangos e Motocas e Scooby-doo eram transmitidos com frequência por emissora como a Globo, que tinha uma sessão onde 90% dos desenhos tinha o selo HB: a Globo Cor Especial.
Foram lançados brinquedos, álbuns de figurinhas e muitos títulos em quadrinhos. Entre os desenhos que ganharam seu próprio gibi, vale lembrar de Manda-Chuva, Os Flintstones, Zé Colmeia, Dom Pixote e Os Jetsons. Foram também lançados dois títulos voltados para todo o universo HB: Astros HB e Heróis da TV.
Publicado pela Editora Abril, o Heróis da TV reunia histórias diversas com personagens como Space Ghost, Might Tor, Homem-Pássaro, Os Herculóides e Hong Kong Fu. Fez um grande sucesso entre a molecada, que, volta e meia, comprava um Destaque & Brinque com os mesmos personagens (tinha um com a mansão assombrada do desenho Treme-Treme).
O título foi descontinuado no início dos anos 80. Mas, a mesma Abril, acabou lançando posteriormente outro gibi com o mesmo nome. A diferença é que, Space Ghost foi trocado por Homem-de-Ferro, Might Tor por Capitão América... Curioso é que apesar de chamar-se Heróis da TV, poucos heróis da Marvel tinham desenhos/filmes próprios na época.
Os estúdios HB foram comprados pela Turner Broadcast, que, por sua vez, acabou fundindo-se com a Warner, que hoje detém os direitos sobre os personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário