20/10/2017

CONHEÇA 10 MODAS E MANIAS QUE EMBALARAM O BRASIL DE 1970


O acontecimento que mais deu o que falar em 1970 foi a Copa do Mundo do México. Com a conquista do título pela seleção brasileira, o país inteiro entrou em festa. Pelé, Tostão, Rivelino, Carlos Alberto e demais jogadores viraram verdadeiro ídolos.

A Copa nem tinha começado e as crianças já colecionavam o álbum de figurinhas Campeonato Mundial México 70. A capa tinha um retrato de Pelé supostamente olhando para a taça Jules Rimet (imagem acima). Detalhe: esse não foi o único álbum de figurinha da Copa.

A vitória no México criou uma verdadeira onda nacionalista. As pessoas ouviam com frequência Prá Frente Brasil, de Miguel Gustavo, canção que incentivava e enaltecia a seleção brasileira. Na mesma época, ouvia-se muito a música Eu Te Amo, Meu Brasil, de Dom e Ravel.

Entre as músicas mais ouvidas estão País Tropical, de Jorge Ben; Jesus Cristo, de Roberto Carlos; e Aquela Abraço, de Gilberto Gil.

Dos filmes de maior bilheteria nos cinemas, vale lembrar de Love Story e Aeroporto. Esse último ajudou a lançar a moda dos filmes-catástrofe dos anos 70.

Entre os atores mais prestigiados no cinema estão o brasileiro Amácio Mazzaroppi, o norte-americano Jerry Lewis e o britânico Sean Connery.

A novela de maior sucesso desse anos foi Irmãos Coragem, de Janete Clair. A trama tinha Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cláudio Marzo, Lúcia Alves e Cláudio Cavalcanti, entre outros, no elenco.

As pessoas assistiam seriados importados como Perdidos no Espaço, A Feiticeira, Papai Sabe Tudo e Ultra Q.

Ocorre a primeira Bienal do Livro em São Paulo, atraindo um público maior do que o esperado.

Um dos lugares da moda – frequentada principalmente por jovens – na cidade de São Paulo é a Rua Augusta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário