28/10/2017

TOPO GIGIO, O RATINHO ITALIANO QUE CONQUISTOU GERAÇÕES

 
Os ratinhos mais famosos da TV brasileira são Stuart Little, Mickey Mouse, Ligeirinho, Jerry, Super Mouse, Cérebro e Topo Gigio, entre outros. Mas vamos falar desse último, que ao contrário dos demais, não surgiu nos Estados Unidos.
Na verdade, Topo Gigio é um rato italiano. Foi criado em 1958 por Maria Perego. Graças à sua personalidade infantil e carisma, logo despertou a simpatia do público. Conquistou as crianças de países tão diferentes quanto Estados Unidos, Japão e Brasil. Nos Estados Unidos, transformou-se em estrela do famoso program Ed Sullivan Show.
Topo Gigio estreou no Brasil em 1969, no programa de auditório Mister Show. Mais tarde, ganhou um programa na Globo, em que contracenava com ninguém menos que o humorista Agildo Ribeiro. Além de encenar esquetes, ele aproveitava o espaço na TV para ensinar regras de higiene para as crianças. Com o fim do programa, passou um longo tempo fora do ar.
Foi ressuscitado na década de 80 na TV Bandeirantes, dessa vez contracenando com o ator Ricardo Petraglia. Como sempre, cantava musiquinhas, fazia esquetes e ensinava bons modos à garotada. Costumava encerrar o programa de pijama e com uma oração.
Recentemente, a Globo tentou trazer o personagem para o programa Zorra Total, mas desistiu em virtude dos custos com direitos autorais.
Apesar de permanecer pouco tempo no ar, Topo Gigio transformou-se num verdadeiro sucesso de marketing. Discos, revistas para colorir, bonecos e joguinhos com o personagem venderam como água. Os bonecos ainda hoje podem ser encontrados em algumas lojas de comércio popular. Sinal de que pode não ser tão conhecido quanto Mickey Mouse, mas certamente marcou muitas gerações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário