23/10/2017

VAMP, A NOVELA SOBRE VAMPIROS QUE CATIVOU A JUVENTUDE DOS ANOS 90


Transmitida entre 1991 e 1992, a novela Vamp fez um sucesso tremendo nas faixa das 19h da Rede Globo.
Voltada basicamente para o público-jovem, Vamp conquistou pessoas de quase todas as idades. Contava a história de Natasha (Cláudia Ohana), uma roqueira que fez um pacto com o vampiro Vladimir Polanski (Ney Latorraca) para se tornar uma estrela internacional. Disposta a desfazer o pacto e destruir Vlad, como o vampiro era chamado, ela parte para a cidadezinha de Arraial dos Anjos atrás da cruz de São Sebastião, que está escondida em algum lugar. Somente o artefato podia ajuda-la a cumprir sua missão. Em sua busca, Natasha se envolve com o viúvo capitão Jonas (Reginaldo Faria) e sua imensa família. Disposto a capturar a roqueira, Vlad transforma boa parte da população de Arraial dos Anjos em vampiros.
O elenco de Vamp contou com Cláudia Ohana, Ney Latorraca, Reginaldo Faria, Fábio Assunção, Giulia Gam, Joana Fomm, Nuno Leal Maia, Otávio Augusto, Vera Holtz e Marcos Frota. Foi escrita por Antônio Calmon e dirigida por Jorge Fernando, Fábio Sabag e Carlos Manga Jr., com direção-geral de Jorge Fernando.
Vamp foi em grande parte inspirada no filme A Dança dos Vampiros, do cineasta Roman Polanski (tanto que o sobrenome do vampiro da trama era Polanski). O autor Antônio Calmon pretendia repetir o sucesso do seriado Armação Ilimitada com o público jovem.
O sucesso da trama entre os jovens motivou a Editora Globo a lançar um álbum de figurinhas com os personagens. Foram lançadas três trilhas sonoras, sendo uma dirigida especialmente para o público jovem. A novela foi ainda vendida para vários países, entre os quais Portugal, Venezuela e Moçambique. Vamp foi também reapresentada em Vale a Pena Ver de Novo. Recentemente, transformou-se num musical para o teatro.
Com algumas cenas em ritmo de videoclipe, Vamp marou a história da televisão brasileira. Para quem viveu a década de 1990, ela é, sem sombra de dúvida, uma das novelas mais inesquecíveis da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário