20/10/2017

O RETRATO DA JUVENTUDE REBELDE DOS ANOS 60 EM HAIR


Existe algum filme que ajude a entender o movimento hippie, a contracultura dos anos 60 e os protestos contra a Guerra do Vietnã? Que seja algum que dê um apunhado da musicalidade dos últimos anos da década? E que faça um retrato dos Estados Unidos da época?
Esse filme não só existe como pode ser assistido na internet. Chama-se Hair e foi lançado em 1979 por Milos Forman. Hair é uma adaptação de uma peça de mesmo nome que fez grande sucesso na Broadway.
O enredo gira em torno da rápida aventura de Claude, um jovem do interior dos Estados Unidos de passagem por Nova York antes de se inscrever para lutar na Guerra do Vietnã. Claude conhece uma garota da alta sociedade por quem se apaixona e um grupo de hippies que tenta convencê-lo a não partir para a guerra. Ao final, ele acaba lutando no conflito.
Grande parte das cenas foram filmas no Central Park, em Nova York.
Hair é um musical inesquecível. Além da música Aquarius – que é considerada uma das melhores músicas do cinema de todos os tempos –, diversas canções bem de acordo com os ritmos da época desfilam na tela. O detalhe é que algumas músicas da peça original foram cortadas do filme.
Aliás, o filme possui várias diferenças em relação à peça, e uma dela diz respeito ao destino final dos personagens principais.
Com John Savage, Treat Willians e Beverly D’Angelo no elenco, Hair deu muito o que falar na época em que foi lançado. Arrancou elogios tanto da crítica quanto do público. Devemos lembrar que foi lançado numa época em que os musicais voltavam com tudo a conquistar os fãs do cinema. Quem não lembra de Grease, Saturday Night Fever, Xanadu e All That Jazz?

Nenhum comentário:

Postar um comentário