19/10/2017

JIM DAS SELVAS, O HERÓI DAS MISTERIOSAS FLORESTAS ASIÁTICAS

 
Se existe um personagem desconhecido das novas gerações, é Jim das Selvas. Criado por Alex Raymond – ou seja, o mesmo cara que deu vida a Flash Gordon –, Jim surgiu pela primeira vez em janeiro de 1934.
Podemos de certa forma dizer que Jim é uma versão mais madura e civilizada de Tarzan. Possui visual de caçador e está sempre se embrenhando pelas florestas com seu amigo Kolu.
A novidade é que as aventuras de Jim se passam nas desconhecidas florestas de Java, Sumatra e Bornéu, no Sudeste Asiático. São cenários com animais selvagens, selvas fechadas e correntezas indômitas que agradaram em cheio aos leitores. Outra diferença é que ele é um caçador profissional (algo impensável para um herói nos dias atuais).
Jim das Selvas começou a ser publicado em conjunto com Flash Gordon nos jornais de domingo. Raymond, no entanto, acabou abandonando o personagem, deixando-o com outros ilustradores.
Uma revista chegou a ser publicada nos Estados Unidos, embora por pouco tempo. Ocorreram algumas republicações. No Brasil, o personagem surgiu no suplemento Infantil do Jornal A Nação. Chegou a ser publicado pela RGE, que encomendou roteiros novos depois que o material americano se esgotou. A revista, no entanto, não fez tanto sucesso quanto Fantasma, Mandrake, Tarzan e Zorro, entre outros heróis que “circularam” por aqui em décadas passadas. Foi encerrada e se tornou uma raridade nas mãos dos colecionadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário