30/08/2017

AS PERALTICES DE DOIS GAROTOS NAS HILÁRIAS HISTÓRIAS DE OS SOBRINHOS DO CAPITÃO


As histórias de Os Sobrinhos do Capitão (Katzenjammer Kids, no início) foram criadas pelo alemão naturalizado americano Rudolph Dirks no final do século XIX (sim, eles estão entre os pioneiros dos quadrinhos). Começaram a ser publicadas em 1897 no suplemento de domingo do jornal New York Journal. Detalhe: Dirks foi o primeiro a utilizar balões nas histórias em quadrinhos.
A inspiração para a criação de Os Sobrinhos do Capitão veio de Max e Moritz, dois garotos criados pelo também alemão Wilhelm Busch. Os tais sobrinhos eram o loiro Fritz e o moreno Hanz, que viviam em alguma colônia alemã na África. De início, seus pais apareciam na história, mas eles acabaram sumindo para dar lugar apenas para o capitão.
Fritz e Hanz raramente aceitavam a autoridade e sempre aprontavam como o capitão, um sujeito de longa barba negra que sofria de gota. Protegidos pela viúva Mama Chucrutz, eles se safavam sem maiores problemas da suas arteirices.
O primeiro desenho animado com os garotos foi lançado em 1898, em preto e branco. Outro foram produzidos em 1918 (com o detalhe de que a nacionalidade dos garotos foi mudada nessa época em virtude da Primeira Guerra Mundial), também em P&B.
Como os direitos autorais sobre os personagens de Katzenjammer Kids ficaram com o jornal o New York Journal, Dirks não pôde utilizá-los em outras publicações. Após uma briga na justiça, no entanto, ficou decidido que ele podia usar os personagens, desde que mudasse a publicação de nome. Foi assim que ela começou a se chamar The Captain and The Kids, ou Os Sobrinhos do Capitão.
Tanto o Katzenjammer Kids quando o The Captain and The Kids foram publicados no Brasil, embora os editores brasileiros não entendessem a diferença. O fato é que eles se tornaram mais famosos como Os Sobrinhos do Capitão

Nenhum comentário:

Postar um comentário